A educação pensada a partir de cinco abordagens filosóficas: Positivismo, Fenomenologia, Marxismo, Existencialismo e Estruturalismo

Education thought from five philosophical approaches: Positivism, Phenomenology, Marxism, Existentialism and Structuralism

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.23686

Palabras clave:

Sistemas filosóficos ocidentais, pensamento educacional contemporâneo, filosofia da educação.

Resumen

Toda prática e toda teoria educacional trazem subjacentes um arcabouço filosófico basilar ou, mais comum, uma combinação de duas ou três correntes filosóficas. Isto posto, este artigo objetiva descrever cinco vertentes filosóficas importantes no pensamento ocidental e como elas embasam leituras, estudos e posturas pedagógicas contemporâneas. As construções teóricas aqui elaboradas são resultado de pesquisa bibliográfica que salienta os princípios centrais e alguns precursores de cada corrente, bem como suas limitações. Por fim, o texto apresenta algumas influências dessas abordagens sobre algumas práticas pedagógicas contemporâneas no Ocidente e, particularmente, no Brasil. Grosso modo, Positivismo foi crucial para o desenvolvimento da Pedagogia Tecnicista, a Fenomenologia para a Pedagogia Waldorf, o Marxismo para a Pedagogia Libertadora, o Existencialismo para a Escola Nova e o estruturalismo para o Construtivismo.

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Biografía del autor/a

Marcel Almeida Freitas, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG / Divinópolis, MG

Doutor em Educação

 

Lorena Rodrigues Sousa, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG / Belo Horizonte, MG

Mestre em Educação

 

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Publicado

2023-08-01

Cómo citar

FREITAS, Marcel Almeida; SOUSA, Lorena Rodrigues. A educação pensada a partir de cinco abordagens filosóficas: Positivismo, Fenomenologia, Marxismo, Existencialismo e Estruturalismo: Education thought from five philosophical approaches: Positivism, Phenomenology, Marxism, Existentialism and Structuralism. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e23686, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.23686. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23686. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos