Práticas investigativas com bebês: um lugar a ser (re)visitado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.23884

Palabras clave:

práticas investigativas, bebês, docência, fazeres docentes

Resumen

Com o passar do tempo, as ações de cuidar e educar na Educação Infantil foram sendo permeadas por práticas de ensino que possibilitam ao bebê investigar, experimentar e vivenciar momentos que contribuem para o seu desenvolvimento integral, sendo os espaços e os tempos dos berçários potenciais locais de aprendizagens. Neste artigo o objetivo é identificar quais as concepções e as práticas investigativas que emergiram nas narrativas de professoras que atuam com bebês sobre os seus fazeres. Foi realizado um estudo de campo a partir da pesquisa exploratória, utilizando como teóricos: Alessandra Arce, Jean Piaget, Carla Maline et al, Emmi Pikler, Anna Tardos, Rafael Pórlan, Maria da Graça Souza Horn. A coleta de dados se deu através de entrevistas realizadas com cinco docentes e os resultados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Laurence Bardin. No estudo, identificou-se um conjunto de compreensões e entendimentos que aproximam as práticas investigativas da docência com bebês.

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Biografía del autor/a

Daiane Woiciechovski Meireles, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Mestrado

Patrícia Ignácio, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutorado

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Publicado

2023-07-03

Cómo citar

MEIRELES, Daiane Woiciechovski; IGNÁCIO, Patrícia. Práticas investigativas com bebês: um lugar a ser (re)visitado. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e23884, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.23884. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23884. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 45 “Cidade Educadora: princípios e oportunidades”