Pedagogia psicodramática
humanismo e inovação no ensino e na aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5585/48.2024.23926Palabras clave:
Pedagogia psicodramática, humanismo, inovação, educação básicaResumen
O tema deste estudo de caráter bibliográfico é a pedagogia psicodramática proposta por Maria Alicia Romaña, enquanto prática humanista e inovadora. Diante dos desafios educacionais contemporâneos, a questão que baliza o desenvolvimento das análises apresentadas problematiza: em que medida o método psicodramático pode ser considerando humanista e inovador considerando o contexto da educação básica? Em consonância com essa problemática, o objetivo principal foi analisar a pertinência da aplicação do método psicodramático, enquanto prática humanista e inovadora, no processo de escolarização na educação básica. Nessa perspectiva, os resultados apontam que essa proposta metodológica se responsabiliza social e politicamente com as necessidades humanas dos estudantes para além dos aspectos cognitivos. Embora exija um esforço significativo do professor, ela é uma metodologia ativa proporcionalmente producente e produtora de aprendizagens significativas e personalizadas. Nesse sentido, ela pode ser considerada inovadora.
Descargas
Citas
ALTARUGIO, M. A. Método educacional psicodramático como metodologia ativa no contexto do estágio supervisionado. Rev. bras. Psicodrama. São Paulo, v. 27, n. 1, p. 118-124, jun. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-53932019000100012. Acesso em: 13 ago. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.15329/0104-5393.20190012
GIL, A.C. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARTIN, M. A. F.; Altarugio, M. H. Pedagogia psicodramática: uma proposta de metodologia ativa de Maria Alicia Romaña. São Paulo: Ágora, 2022.
MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 2013.
RIBEIRO, D. de F. A decolonialidade na Pesquisa e Prática Psicodramáticas: pela superação de epistemicídios históricos. Revista Brasileira de Psicodrama, n. 31, 2023. Disponível em: https://www.revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/596. Acesso em: 13 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/psicodrama.v31.596
ROMAÑA, M. A. Construção coletiva do conhecimento através do psicodrama. São Paulo: Papirus, 1992.
ROMAÑA, M. A. Sociedade de controle e pedagogia psicodramática. Rev. bras. psicodrama, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 57-70, jun. 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-53932012000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 fev. 2023.
ROMAÑA, M. A. Psicodrama pedagógico: método educacional psicodramático. 2 ed. São Paulo: Papirus, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Dialogia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.