Direito à cidade educadora na (anti)democracia brasileira: entre utopias e contrautopias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.24333

Palabras clave:

direito à cidade, democracia brasileira, cidade educadora, utopia, política

Resumen

Este artigo problematiza a guerra cultural brasileira deflagrada pelas disputas territoriais e políticas durante os bloqueios de estrada realizados no final de 2022, após o resultado da eleição presidencial favorável ao viés social-democrata de esquerda. Tendo em vista esse cenário, e com base em pressupostos da pesquisa qualitativa, utilizamos a análise de discurso para explorar o que emergiu sobre o tema e assuntos correlatos em fontes bibliográficas, artigos e reportagens, além de observação não-participante. Assim, ao pensarmos nessas manifestações como experiências de promoção ou aniquilamento do direito à cidade, junto de outros direitos fundamentais, deflagramos a condição antidemocrática recorrente de um território historicamente marcado pelos interesses ultraliberais. Ao mesmo tempo, consideramos a oportunidade para refletir sobre a constituição da cidade educadora na ressignificação dessa experiência e com base na postura ética comum através dessas vivências, que retomam a cidade como campo do fazer político.

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Biografía del autor/a

Marcos Sardá Vieira, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutor em Ciências Humanas

 

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Psicologia

 

Citas

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Publicado

2023-07-14

Cómo citar

VIEIRA, Marcos Sardá; SILVA, Ivone Maria Mendes. Direito à cidade educadora na (anti)democracia brasileira: entre utopias e contrautopias. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e24333, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.24333. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24333. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 45 “Cidade Educadora: princípios e oportunidades”