Cidades educadoras: sinergia com o Plano de Ações Articuladas (PAR)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.24543

Palabras clave:

Plano de ações articuladas, Cidades educadoras, Política Educacional.

Resumen

O presente artigo, de abordagem qualitativa e bibliográfica, aborda a temática do Plano de Ações Articuladas (PAR) e as Cidades Educadoras. Objetiva compreender o conceito de Cidades Educadoras, partindo de alguns princípios da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e de autores que balizam a temática. Procurou-se estabelecer conexões entre esses referenciais e as ações propostas pelo PAR, que tem, entre suas metas, o desenvolvimento de um plano estratégico que possibilite um caráter participativo e de colaboração por parte dos gestores, escola e sociedade em geral. Apresenta um demonstrativo da possibilidade de elaborar as ações do PAR relacionadas com os princípios estabelecidos pela AICE para uma cidade educadora. Como resultados, apresenta-se uma perspectiva de cidade educadora potencializada para pensar as ações do PAR na educação básica, cujos princípios educativos possibilitam a ampliação de uma educação de qualidade, equidade e inclusão.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Rohrbek Chiarello, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI

Doutoranda em Educação - Mestre em Educação

 

Edite Maria Sudbrack, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI

Doutora em Educação

 

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Publicado

2023-12-15

Cómo citar

CHIARELLO, Ana Paula Rohrbek; SUDBRACK, Edite Maria. Cidades educadoras: sinergia com o Plano de Ações Articuladas (PAR). Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e24543, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.24543. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24543. Acesso em: 7 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos