n. 46 (2023): Fluxo contínuo

Dossiê “Avaliação institucional e da aprendizagem na escola básica”

n. 46 (set./dez. 2023)

Publicado: 17.10.2023

Dossiê n. 46 “Avaliação institucional e da aprendizagem na escola básica”

  • Política de Avaliação Institucional no Ensino Médio: o SisPAE no contexto das escolas de Ensino Médio do Estado do Pará

    Emanuelly Leticia das Merces Silva, Maria de Fátima Matos de Souza, Gabriel Siqueira Lima
    e24837
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.24837
  • Percepções sobre o processo avaliativo durante o ensino remoto e híbrido: um estudo com professores de Química

    Claudia Almeida Fioresi, Jessica Karine Kalsing
    e25054 
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.25054
  • A avaliação institucional no município de Cariacica: estratégias de aplicação e a ressignificação dos processos de ensino-aprendizagem

    Renan dos Santos Sperandio, Claudio Ernani Litig, Roney Ricardo Cozzer
    e25102
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.25102
  • Avaliação para as aprendizagens na Educação profissional e tecnológica: aplicações na Educação a distância

    Sueli Matos Moreira da Rocha, Simone Braz Ferreira Gontijo
    e25103
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.25103

Artigos

  • A pandemia da COVID-19 e a educação infantil: desafios vividos, reflexões necessárias

    Leandra Souza Machado, Aliandra Cristina Mesomo Lira
    e24093
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.24093
  • Educação, clandestinidade e cultura política: a denúncia como princípio e recurso educativo nas páginas de A Classe Operária

    Marieli Elena Müller, Eduarda Thaís dos Santos, Diego Orgel Dal Bosco Almeida
    e24489
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.24489
  • Ginástica na educação física escolar: reflexões sobre o desenvolvimento de uma unidade curricular universitária na perspectiva da pedagogia freiriana

    Priscila Lopes, Daniel Teixeira Maldonado, Elaine Prodócimo
    e23036
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.23036
  • Escuta sensível no estágio supervisionado em Educação Infantil: reflexões em tempos (pós) pandêmicos

    Elise de Moraes, Adriana Salete Loss
    e23889
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.23163
  • O docente e a criança da primeira infância: sintonias de aprendizagens

    Juliane Claudia Piovesan, Lucí dos Santos Bernardi
    e23595
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.23595
  • A criança benjaminiana produtora de conhecimentos educacionais: subvertendo a ordem e produzindo cultura

    Maíra Wencel Ferreira dos Santos, Cyntia Simioni França
    e23769
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.23769
  • Os desafios do estágio supervisionado na educação infantil numa perspectiva teórico-prática e reflexiva na formação de professores

    Fabiane Lopes de Oliveira, Rita de Cássia Rodrigues Del Bianco
    e23949
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.23949
  • As narrações orais de histórias e a contribuição para a imaginação criativa de crianças da educação infantil

    Elaine Fatima Batista, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Andréia Bulaty
    e24066
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.24066