n. 46 (2023): Fluxo contínuo

Dossiê “Avaliação institucional e da aprendizagem na escola básica”

n. 46 (set./dez. 2023)

Publicado: 17.10.2023

Editorial

  • Avaliação institucional e da aprendizagem na escola básica

    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Nádia Conceição Lauriti
    e25787
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.25787

Entrevista

  • Avaliação institucional e da aprendizagem na Escola Básica - Entrevista com Marilia Macorin de Azevedo

    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Ligia de Carvalho Abões Vercelli
    e25649
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.25649

Dossiê n. 46 “Avaliação institucional e da aprendizagem na escola básica”

  • Tessituras da Avaliação na Educação Básica elementos-chave para potencializar práticas docentes

    Iandra Fernandes Caldas, Sheyla Maria Fontenele Macedo
    e25132
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.25132
  • Avaliação da aprendizagem na educação infantil e os contextos empobrecidos

    Shellen de Lima Matiazzi, Renata Duarte Simões, Alexandro Braga Vieira
    e25130
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.25130
  • A avaliação institucional no município de Cariacica: estratégias de aplicação e a ressignificação dos processos de ensino-aprendizagem

    Renan dos Santos Sperandio, Claudio Ernani Litig, Roney Ricardo Cozzer
    e25102
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.25102
  • Percepções sobre o processo avaliativo durante o ensino remoto e híbrido: um estudo com professores de Química

    Claudia Almeida Fioresi, Jessica Karine Kalsing
    e25054 
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.25054
  • Política de Avaliação Institucional no Ensino Médio: o SisPAE no contexto das escolas de Ensino Médio do Estado do Pará

    Emanuelly Leticia das Merces Silva, Maria de Fátima Matos de Souza, Gabriel Siqueira Lima
    e24837
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.24837
  • Avaliação para as aprendizagens na Educação profissional e tecnológica: aplicações na Educação a distância

    Sueli Matos Moreira da Rocha, Simone Braz Ferreira Gontijo
    e25103
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.25103

Artigos

  • A nova imagem de avós na literatura contemporânea infantil Brasileira

    Elaine Pedreira Rabinovich, Rosa Maria da Motta Azambuja
    e23306
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.24306
  • Boas práticas escolares em tempos de pandemia COVID-19 um olhar para uma escola técnica estadual na cidade de São Paulo

    Natália Moura Leonardo, Michel Mott Machado, Marilia Macorin de Azevedo
    e25594
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.25594
  • Perspectiva das neurociências para otimizar a aprendizagem e o método de aprendizagem Feynman

    Felipe Viegas Rodrigues
    e25442
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.25442
  • Cidades educadoras: sinergia com o Plano de Ações Articuladas (PAR)

    Ana Paula Rohrbek Chiarello, Edite Maria Sudbrack
    e24543
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.24543
  • Educação, clandestinidade e cultura política: a denúncia como princípio e recurso educativo nas páginas de A Classe Operária

    Marieli Elena Müller, Eduarda Thaís dos Santos, Diego Orgel Dal Bosco Almeida
    e24489
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.24489
  • Projeto Memórias do Veloso práticas educativas a partir de experiências em uma cidade patrimonializada (Ouro Preto - MG)

    Maria Cecília Machado Faustino, Sônia Aparecida Siquelli, Maria Cristina Rocha Simão
    e24487
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.24487
  • Avaliação nas casas familiares rurais um estudo de caso

    Marco Aurélio Torres Rodrigues, Leonardo Peres Severo, Luiz Fernando Mackedanz
    e24229
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.24229
  • Educação e Pandemia Os desafios para o ensino de Língua Portuguesa

    Rosangela Pereira de Sousa, Raquel Leal de Carvalho
    e24210
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.24210
  • Práticas educativas e entretenimento: mapeamento da utilização da cultura pop como material didático no Ensino Superior

    Guilherme Augusto Caruso Profeta, Roger dos Santos, Amanda Maria Franco de Oliveira
    e24101
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.24101
  • O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais no ensino fundamental no contexto da pandemia COVID-19

    Renata Maciel de Andrade, Ricardo Gaspar, Romulo Gonçalves Lins
    e24098
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.24098
  • A pandemia da COVID-19 e a educação infantil: desafios vividos, reflexões necessárias

    Leandra Souza Machado, Aliandra Cristina Mesomo Lira
    e24093
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.24093
  • Afetividade e a relação pedagógica entre professores e estudantes do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana implicações no processo de aprendizagem e de construção da identidade docente

    Líbia Araujo da Luz, Evódio Mauricio Oliveira Ramos
    e24065
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.24065
  • A criança e o brincar: a transição da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Natal/RN

    Karluza Araújo Moreira Dantas, Aguinaldo Cesar Surdi
    e23885
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.23885
  • Estratégias pedagógicas no ensino remoto ações na ginástica para todos

    Lionela da Silva Corrêa, Enoly Cristine Frazão da Silva, Michele Viviene Carbinatto
    e23849
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.23849
  • Ginástica na educação física escolar: reflexões sobre o desenvolvimento de uma unidade curricular universitária na perspectiva da pedagogia freiriana

    Priscila Lopes, Daniel Teixeira Maldonado, Elaine Prodócimo
    e23036
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.23036
  • Escuta sensível no estágio supervisionado em Educação Infantil: reflexões em tempos (pós) pandêmicos

    Elise de Moraes, Adriana Salete Loss
    e23889
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.23163
  • O docente e a criança da primeira infância: sintonias de aprendizagens

    Juliane Claudia Piovesan, Lucí dos Santos Bernardi
    e23595
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.23595
  • A criança benjaminiana produtora de conhecimentos educacionais: subvertendo a ordem e produzindo cultura

    Maíra Wencel Ferreira dos Santos, Cyntia Simioni França
    e23769
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.23769
  • Os desafios do estágio supervisionado na educação infantil numa perspectiva teórico-prática e reflexiva na formação de professores

    Fabiane Lopes de Oliveira, Rita de Cássia Rodrigues Del Bianco
    e23949
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.23949
  • As narrações orais de histórias e a contribuição para a imaginação criativa de crianças da educação infantil

    Elaine Fatima Batista, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Andréia Bulaty
    e24066
    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.24066

Resenhas