A criança e o brincar: a transição da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Natal/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.23885

Palavras-chave:

transição, brincar, ensino fundamental, educação infantil

Resumo

O período de transição entre a Educação Infantil (EI) e o Ensino Fundamental (EF) requer muita atenção, sendo necessário haver equilíbrio entre as mudanças introduzidas na nova rotina, garantindo a integração e a continuidade dos processos de aprendizagem das crianças. O presente estudo tem por objetivo analisar a transição do brincar, no trato pedagógico de crianças, da EI para o primeiro ano do EF. A investigação aconteceu na Escola Municipal Professora Laura Maia (EMPLM) de Natal-RN.  Lá, acompanhamos uma turma de 27 crianças, com idades entre 05 e 07 anos, do IV nível da EI, as quais fizeram a progressão para o 1º ano do EF, na mesma escola, entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2022. Percebeu-se que, na escola estudada, ainda não é dado ao brincar a importância merecida no processo educativo das crianças que estão chegando ao EF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karluza Araújo Moreira Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Mestre em Educação Física

 

Aguinaldo Cesar Surdi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte– UFRN

Doutor em Educação Física

 

Referências

ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. Brincar, amar e viver. Volume I, 1ª Edição. Assis/SP: Storbem Gráfica Editora,2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Brasília, DF, 1998.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990.

DANTAS, Karluza Araújo Moreira. A criança e o brincar: transição do ensino infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Natal. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2021.

FREIRE, João Batista. O jogo: entre o riso e o choro. - 2. ed- Campinas,SP: Autores Associados., 2005.

GIL, A. Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed., São Paulo, Atlas, 2008.

MARTINATI, Adriana Zampieri; ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da.“Faz de conta que as crianças já cresceram”: o processo de transição da para o Ensino Fundamental. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 19, Número 2, maio/agosto de 2015: 309-319.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

NATAL. Secretaria Municipal de Educação. Referenciais Curriculares para a Educação Básica/ Margarete Ferreira do Vale Sousa; Maria Tereza de Moraes (orgs.) – Natal, RN: Secretaria Municipal de Educação, 2008.

NATAL. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Político Pedagógico / Maria da Conceição dos Santos; Francigleide Pereira de Souza (orgs.) – Natal, RN: Secretaria Municipal de Educação, 2019.

NEVES, Vanessa Ferraz Almeida, Gouvêa, Maria Cristina Soares de e Castanheira, Maria Lúcia. A passagem da educação infantil para o ensino fundamental: tensões contemporâneas. Educação e Pesquisa [online]. 2011 v. 37, n. 1 [Acessado 16 julho 2021], pp. 121-140. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000100008. Epub 20 maio 2011. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000100008.

NUNES,.Jéssica Schmidt. Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental. Revista Pedagógica - UNOCHAPECÓ - Ano-15 - n. 28 vol. 14 - jan./jun. 2012.

SURDI, Aguinaldo Cesar. Educação e sensibilidade [recurso eletrônico]: o brincar e o se movimentar da criança pequena na escola – Natal, RN: EDUFRN,2018.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos; trad. Daniel Grassi - 2.ed. -Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

15.12.2023

Como Citar

DANTAS, Karluza Araújo Moreira; SURDI, Aguinaldo Cesar. A criança e o brincar: a transição da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Natal/RN. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e23885, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.23885. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23885. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos