Afetividade e a relação pedagógica entre professores e estudantes do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana

implicações no processo de aprendizagem e de construção da identidade docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.24065

Palavras-chave:

afetividade; ATD; Educação Física; docência universitária; relação pedagógica

Resumo

Partindo do pressuposto de que a relação educativa e a aprendizagem estão imbricadas com a afetividade, esta pesquisa buscou compreender as representações que os estudantes de Educação Física produzem sobre afetividade na relação professor/estudante e as implicações na aprendizagem profissional e na construção da identidade docente. Os aportes teóricos estão fundamentados em Santos e Palma (2017), Mota (2017), Luz, Ramos e Ribeiro (2020) e Matos, Nista-Piccolo e Borges (2016), dentre outros. Para a produção dos dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas e para análise recorreu-se à Análise Textual Discursiva (ATD). Tendo em vista a formação de professores de Educação Física e a afetividade na construção identitária e profissional, foi evidenciado que o trato da dimensão afetiva reverbera na identificação dos estudantes com seus professores no que diz respeito ao profissionalismo e ao comprometimento que estes docentes demonstram na atuação da profissão, reconhecendo a afetividade como um eixo propulsor na construção de saberes e práticas docentes.

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Biografia do Autor

Líbia Araujo da Luz, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Licenciada em Pedagogia

Evódio Mauricio Oliveira Ramos, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Doutor em Educação

 

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Publicado

28.12.2023

Como Citar

DA LUZ, Líbia Araujo; OLIVEIRA RAMOS, Evódio Mauricio. Afetividade e a relação pedagógica entre professores e estudantes do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana : implicações no processo de aprendizagem e de construção da identidade docente. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e24065, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.24065. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24065. Acesso em: 1 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos