Tessituras da Avaliação na Educação Básica

elementos-chave para potencializar práticas docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.25132

Palavras-chave:

avaliação da aprendizagem; Educação Básica; práticas docentes

Resumo

A pesquisa objetiva analisar as tessituras na esfera da avaliação da aprendizagem na Educação Básica destacando os elementos-chave na potencialização de práticas docentes. A metodologia é qualitativa, básica e descritiva, assente na revisão de literatura. O problema emerge ao considerar as contribuições teórico-metodológicas, fundamentos, fatores e elementos que elucidam a avaliação da aprendizagem e sua relação com a formação docente. O estudo aborda: a) Comparação de teorias sobre avaliação; b)Tipologias avaliativas da Aprendizagem; c)Características do desenvolvimento humano até os 17 anos, orientando a diversificação dos métodos e instrumentos avaliativos. Encorajamos a leitura do texto destacando os insights promovidos e os resultados, em destaque: reexaminar a razão ontológica da avaliação da aprendizagem - a formação integral do ser; a avaliação como prática humanizadora. O artigo se aproxima a um guia teórico-prático para professores, especialmente os compromissados com a formação docente. 

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Biografia do Autor

Iandra Fernandes Caldas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Letras

 

Sheyla Maria Fontenele Macedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Educação

 

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Publicado

21.12.2023

Como Citar

CALDAS, Iandra Fernandes; MACEDO, Sheyla Maria Fontenele. Tessituras da Avaliação na Educação Básica: elementos-chave para potencializar práticas docentes. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e25132, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.25132. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25132. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 46 “Avaliação institucional e da aprendizagem na escola básica”