Tessituras da Avaliação na Educação Básica
elementos-chave para potencializar práticas docentes
DOI:
https://doi.org/10.5585/46.2023.25132Palavras-chave:
avaliação da aprendizagem; Educação Básica; práticas docentesResumo
A pesquisa objetiva analisar as tessituras na esfera da avaliação da aprendizagem na Educação Básica destacando os elementos-chave na potencialização de práticas docentes. A metodologia é qualitativa, básica e descritiva, assente na revisão de literatura. O problema emerge ao considerar as contribuições teórico-metodológicas, fundamentos, fatores e elementos que elucidam a avaliação da aprendizagem e sua relação com a formação docente. O estudo aborda: a) Comparação de teorias sobre avaliação; b)Tipologias avaliativas da Aprendizagem; c)Características do desenvolvimento humano até os 17 anos, orientando a diversificação dos métodos e instrumentos avaliativos. Encorajamos a leitura do texto destacando os insights promovidos e os resultados, em destaque: reexaminar a razão ontológica da avaliação da aprendizagem - a formação integral do ser; a avaliação como prática humanizadora. O artigo se aproxima a um guia teórico-prático para professores, especialmente os compromissados com a formação docente.
Downloads
Referências
DEMO, Pedro. Teoria e prática da avaliação qualitativa. Perspectivas, Campos dos Goytacazes, v.4, n.7, p. 106-115, janeiro/julho 2005. Disponível em: https://ojs3.perspectivasonline.com.br/revista_antiga/article/view/241/160 Acesso em: 20 jul. 2023.
KAGAN, Sharon Lynn; SHEPARD, Lorrie Shepard. Principles and recommendations for early childhood assessments. Canadá: National Research Council, 2000. Disponível em: https://govinfo.library.unt.edu/negp/reports/prinrec.pdf Acesso em: 23 ago. 2023.
HADJI, Charles. Avaliação Desmistificada. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
HADJI, Charles. Avaliação, regras do jogo: das intenções aos instrumentos. Tradução Júlia Lopes Ferreira e José Manuel Cláudio. 4.ed. Porto: Porto Editora, 2003.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio - uma perspectiva construtivista. 31. ed. Porto Alegre: Mediação, 2002, p. 68.
HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 32. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias Psicogenéticas em Discussão. 27.ed. São Paulo: Summus, 2019. 117 p.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2003.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MACEDO, Sheyla Maria Fontenele; LIMA, Marcos Antonio Martins. Revolvendo o passado da avaliação educacional e algumas repercussões na escola. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 32, p. 155-171, maio/ago. 2013. DOI: 10.12957/teias. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24315 Acesso em: 22 maio. 2023.
MACEDO, Sheyla Maria Fontenele. Perspectivas de avaliação da aprendizagem: dos dogmas, rituais e ritos à ética do bom senso. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–16, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.2503. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2503 Acesso em: 25 ago. 2023.
MACEDO, Sheyla Maria Fontenele. A formação ética do Pedagogo na realidade brasileira: um estudo de caso. 2018. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/40071 Acesso em: 20 ago. 2023.
PECOTCHE, Carlos Bernardo. Bases para sua conduta. 22. ed. São Paulo: Editora Logosófica, 2015,
PERRENOUD, Philipe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
SANTOS, Elvira. Coavaliação ao serviço da regulação da aprendizagem e do ensino da área do paralelogramo. Revista Educação e Matemática, n. 150, p. 20-24, out./dez. 2020. Disponível em: https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2656 Acesso em: 22 ago. 2023.
VASCONCELLOS, Celso. Avaliação: concepção dialética libertadora do processo de avaliação escolar. 15. ed. São Paulo: Libertad, 2005.
VASCONCELLOS, Celso. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudanças – por uma práxis transformadora. 7.ed. São Paulo. Libertad. 2005.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. A avaliação formativa: em busca do desenvolvimento do aluno, do professor e da escola. In: VEIGA. Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marília (orgs). As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas, SP: Papirus, 2001.p.175-212.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Avaliação - interações com o trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2017.
WIGGINS, Grant. The Case for Authentic Assessment. Practical Assessment, Research and Evaluation. v. 2, n.2, 1990. DOI: https://doi.org/10.7275/ffb1-mm19 . Doi.org/10.7275/ffb1-mm19 Disponível em: https://scholarworks.umass.edu/pare/vol2/iss1/2 Acesso em: 21 ago. 2023.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. da Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Iandra Fernandes Caldas, Sheyla Maria Fontenele Macedo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.