Boas práticas escolares em tempos de pandemia COVID-19
um olhar para uma escola técnica estadual na cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5585/46.2023.25594Palavras-chave:
boas práticas escolares; escola técnica; pandemia COVID-19Resumo
Este artigo visou analisar as boas práticas escolares que contribuíram para uma gestão escolar eficaz dentro do contexto pandêmico, tendo por foco uma escola técnica estadual, na cidade de São Paulo. Metodologicamente, realizou-se um estudo descritivo, bibliográfico e documental, de abordagem qualitativa. Os resultados sugerem cinco processos internos da escola que influenciaram uma gestão escolar eficaz: organização orientada à aprendizagem, parceria casa-escola, ambiente de aprendizagem, liderança profissional e monitoramento/avaliação do progresso. Além disso, verificou-se que as boas práticas relacionadas à gestão escolar, resultaram em um bom desempenho dos alunos nas menções finais, mesmo diante do cenário de um evento extremo.
Downloads
Referências
ABRUCIO, Fernando Luiz. COVID-19: Educação é conhecimento compartilhado. GV Executivo, São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, v. 19, julho/agosto de 2020.
BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco. (Orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
CALDERÓN, Adolfo Ignacio; BORGES, Regilson Maciel. Avaliação educacional: uma abordagem à luz das revistas científicas brasileiras. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 6, n. 1, p. 167-183, 2013.
CALDERÓN, Adolfo Ignacio; WANDERCIL, Marco; BLANCO, Marcos Luengo; MACHADO, Michel Mott; BORGES, Regilson Maciel. Pandemia COVID-19: problemas e ações de enfrentamento de membros da comunidade escolar do SENAI-SP. São Paulo: SENAI, 2022.
CASTELLANI NETO, Fioravante. Boas práticas escolares no contexto da pandemia COVID-19 no ensino médio integrado ao técnico: o caso de uma escola técnica estadual (ETEC) do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2023.
CASTRO, Maria Helena Guimarães de. Sistemas de Avaliação da Educação no Brasil – avanços e novos desafios. São Paulo Perspec., v.1, n. 1, p. 05-18, 2009.
CEETEPS. Memorando Circular Nº 08 – GSE/Geped. São Paulo, 18 mar. 2020.
CEETEPS. Memorando Circular Nº 09 – GSE/Geped. São Paulo, 18 mar. 2020.
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA (CEETEPS). Deliberação nº 55, de 18 de maio de 2020. Dispõe sobre a reorganização das atividades pedagógicas e da prática docente nas Unidades de Ensino do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Diário Oficial Poder Executivo - Seção I, ano 2020, n. 130, p. 42, 20 de maio. 2020.
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA (CEETEPS). Relatório CPS: Estratégias de Gestão para a Pandemia da COVID-19. São Paulo, 2020. Disponível em:
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA (CEETEPS). Deliberação nº 19, de 16 de julho de 2015. Dispõe sobre as funções do coordenador.
CHANLAT, Jean-François. Modos de gestão, saúde e segurança no trabalho. In DAVEL, Eduardo.; VASCONCELOS, João (Orgs.). “Recursos” humanos e subjetividade. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
CINTRA, Sílvia Beltrane; PORELLI, Ana Beatriz Gasquez; CAROLO, Adriana Lúcia. Centro Paula Souza em Tempos de Pandemia: Relato de Experiência. Revista Humanidades e Inovação, São Paulo, v.8, n. 62, p. 274-282, 13 de outubro de 2021.
COSTA; Laismayra da Silva; MACHADO, Michel Mott. Boas práticas da comunidade escolar: fundamentos teóricos para uma abordagem na educação profissional e tecnológica. Anais do XII Simpósio dos Programas de Mestrado Profissional – SIMPROFI, São Paulo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, 2022. Disponível em:
http://www.pos.cps.sp.gov.br/files/artigo/file/1161/ad70855b9f62cd862393a17f8b5e907d.pdf.
COSTA, Laismayra da Silva; MACHADO, Michel Mott; LEONARDO, Natália Moura; SANTOS, Maira Ferreira dos. Organização e gestão da escola e a influência na eficácia escolar. Anais do XIII Simpósio dos Programas de Mestrado Profissional – SIMPROFI, São Paulo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, 2023. Disponível em: http://www.pos.cps.sp.gov.br/workshops.
CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso. 2014.
COUTO, Edvaldo Souza.; COUTO, Edilece Souza.; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. #Fiqueemcasa: educação na pandemia da covid-19. Educação, v. 8, n. 3, p. 200–217, 2020.
DIAS, Reinaldo. Sociologia das organizações. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2012.
DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S.L.], v. 28, n. 108, p. 545-554, set. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002801080001.
FIALHO, Isabel et al. (Orgs.). Políticas educativas, eficácia e melhoria das escolas. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia – Universidade de Évora (CIEP-UE), 2014.
GOLDSTEIN, Harvery; WOODHOUSE, Goeffrey. Pesquisa sobre eficácia escolar e políticas educacionais. In BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (Orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Decreto Nº 64.862/2020. São Paulo, 13
mar. 2020.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Decreto Nº 64.881/2020. São Paulo, 22
mar. 2020.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Decreto Nº 64.967/2020. São Paulo, 08
mai. 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), 2020, Policy Brief: Education during COVID-19 and beyond. Disponível em: https://www.un.org/development/desa/dspd/wpcontent/uploads/sites/22/2020/08/sg_policy_brief_covid19_and_education_august_2020.pdf Acesso em: 15 nov 2023.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Editora Artmed, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola. Goiânia, GO: Alternativa, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Editora Heccus. 2018.
MANZINI-COVRE, Maria de Lourdes. Narcisismo, aprendizagem e formação do sujeito. In MANZINI-COVRE, Maria de Lourdes (Org.). Mudança de sentido, sujeitos e cidadania: novos paradigmas em Ciências Sociais. São Paulo: Expressão e Arte, 2005.
MARTINS, Edivaldo Cesar Camarotti.; CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Boas práticas escolares e avaliação em larga escala: a literatura ibero-americana em questão. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 26, n. 62, p. 264-293, maio/ago. 2015.
MARTINS, Edivaldo Cesar Camarotti; CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Boas práticas e elevado desempenho escolar em contexto de vulnerabilidade social com referência aos resultados do IDEB. Educação em Debate, Fortaleza, v. 38, n. 71, p. 130-144, jan./jun. 2016.
MARTINS, Edivaldo Cesar Camarotti; CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Eficácia escolar: boas práticas à luz de estudos do governo brasileiro e das agências multilaterais. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 19, n. 62, p. 1297-1327, jul./set. 2019.
MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, n. 34, p. 351–364, 2020.
MORESI, Eduardo Amadeu Dutra; PINHO, Isabel. Análise bibliométrica da pesquisa em educação durante a pandemia da COVID-19. ETD: Educação Temática Digital, v. 24, n. 1, p. 241-259, 2022.
PATTON, Michael Quinn. Qualitative research and evaluation methods. 3. ed. Thousand Oaks, California: Sage Publications, 2002.
Portal Gov.br. Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus. Publicado em 26/02/2020 às 15h49. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/02/brasil-confirma-primeiro-caso-do-novo-coronavirus
REYNOLDS, David; TEDDLIE, Charles. Os processos da eficácia escolar. In BROOKE, Nigel.; SOARES, José Francisco. (Orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
REYNOLDS, David.; TEDDLIE, Charles.; HOPKINS, David.; STRINGFILD, Sam. Conectando a eficácia e o melhoramento escolar. In BROOKE, Nigel.; SOARES, José Francisco. (Orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
SAMMONS, Pam. As características-chave das escolas eficazes. In BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco. (Orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5.ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANDER, Benno. Administração da Educação no Brasil: genealogia do conhecimento. Brasília: Liber Livro, 2007.
SOARES, José Francisco (Coord.). Escola eficaz: um estudo de caso em três escolas da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, FAE, GAME: Fundação Ford, 2002.
SOARES, José Francisco. O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus estudantes. REICE – Revista Electrônica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, v. 2., n. 2, p. 83-104, 2004.
TEIXEIRA, Rosiley Aparecida; TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; MELARE, Daniela; MAFRA, Jason. O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia. Editorial. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 1-2, set./dez, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18989.
TEODORO, Wanderson Luís; MARTINS, Edivaldo Cesar Camarotti; CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Eficácia escolar e boas práticas em regiões socialmente vulneráveis: um estudo de caso. Revista Eletrônica de Educação, v. 15, p. 1-20, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natália Moura Leonardo, Michel Mott Machado, Marilia Macorin de Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.