Os desafios do estágio supervisionado na educação infantil numa perspectiva teórico-prática e reflexiva na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.23949

Palavras-chave:

estágio supervisionado, educação infantil, formação de professores, relações teórico-práticas, prática reflexiva.

Resumo

Este estudo objetivou analisar as contribuições teórico-práticas exigidas dos profissionais/professores que atuarão na educação infantil, investigando como a formação inicial pode preparar os pedagogos para atuação na prática pedagógica neste nível de ensino, de maneira inovadora e que permita o acolhimento da produção do conhecimento. Diante deste contexto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, enfatizando a temática que levasse em consideração a formação do profissional que atuará na educação infantil, abrangendo desde o conhecimento do nível de ensino, seus aspectos legais, curriculares, as políticas públicas, além da visão da disciplina de estágio para relacionar a teoria apreendida com a prática desenvolvida no ambiente educativo. Foi possível constatar, após o estudo, a necessidade de uma formação docente crítica e reflexiva, contribuindo para a docência numa perspectiva teórico-prática.

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Biografia do Autor

Fabiane Lopes de Oliveira, Faculdade de Educação - UFG

Doutora em Educação

 

Rita de Cássia Rodrigues Del Bianco, Centro Universitário Araguaia – UniAraguaia

Doutora em Educação 

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Publicado

17.10.2023

Como Citar

OLIVEIRA, Fabiane Lopes de; RODRIGUES DEL BIANCO, Rita de Cássia. Os desafios do estágio supervisionado na educação infantil numa perspectiva teórico-prática e reflexiva na formação de professores . Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e23949, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.23949. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23949. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos