Os desafios do estágio supervisionado na educação infantil numa perspectiva teórico-prática e reflexiva na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.5585/46.2023.23949Palavras-chave:
estágio supervisionado, educação infantil, formação de professores, relações teórico-práticas, prática reflexiva.Resumo
Este estudo objetivou analisar as contribuições teórico-práticas exigidas dos profissionais/professores que atuarão na educação infantil, investigando como a formação inicial pode preparar os pedagogos para atuação na prática pedagógica neste nível de ensino, de maneira inovadora e que permita o acolhimento da produção do conhecimento. Diante deste contexto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, enfatizando a temática que levasse em consideração a formação do profissional que atuará na educação infantil, abrangendo desde o conhecimento do nível de ensino, seus aspectos legais, curriculares, as políticas públicas, além da visão da disciplina de estágio para relacionar a teoria apreendida com a prática desenvolvida no ambiente educativo. Foi possível constatar, após o estudo, a necessidade de uma formação docente crítica e reflexiva, contribuindo para a docência numa perspectiva teórico-prática.
Downloads
Referências
ALARCÃO, I. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. São Paulo: Papirus, 1996.
DEL BIANCO, R. de C. R. Profissionalidade docente em projetos de cursos de pedagogia de Universidades do Estado de Goiás [manuscrito] 150p. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede. Acesso em 02 jun 2023
ENS, R. T.; GISI, M. L.; EYNG, A. M. Profissão docente em questão: tensões e desafios. In: ENS, R. T.; BEHRENS, M. A. Formação do Professor: profissionalidade, pesquisa e cultura escolar. Curitiba: Champagnat, 2010. Disponível em: https://www.pucpress.com.br/publicacoes. Acesso em 02 Dez. 2022.
FORMOSINHO, J. (coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1997.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 12ª ed. São Paulo: Paz e terra, 2005.
GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto Editora, 1999.
GHEDIN, E.; OLIVEIRA, E. S. de.; ALMEDIA, W. A. de. (orgs.). Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez,2015.
GOMES, M. de O. Formação de professores na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2009.
KULCSAR, R. O estágio supervisionado como atividade integradora. In PICONEZ, Stela C. B. (coord.) A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24ª ed. Campinas: Papirus, 2012.
MIRA, M. M. Estágio supervisionado na formação do pedagogo: possibilidades e desafios. Curitiba: Appris, 2015.
MORAES, M. C. O Paradigma educacional emergente. 16ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MORAES, M. C.; PACHECO, J. A.; EVANGELISTA, M. O. (orgs.). Formação de professores: perspectivas educacionais e curriculares. Porto: Porto Editora, 2004.
OLIVEIRA, Fabiane Lopes de. Estágio reflexivo na formação de professores da Educação Infantil. Olhar de Professor, vol. 22, 2019 Universidade Estadual de Ponta Grossa. Disponível em https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/ Acesso em 21 mai 2023.
https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0018.
PICONEZ, S. C. B. (coord.) A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24ª ed. Campinas: Papirus, 2012.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
ROSA; D. E. G.; SOUSA, L. F. E. C. P. O Estágio Do Curso De Pedagogia da Universidade Federal de Goiás: A Construção dos Caminhos In: SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (Org.). Imagens da formação docente: o estágio e a prática educativa. Anápolis - Go: Ed. UEG, 2019. 492 p.
ROLDÃO, M. do C. Ensinar e aprender: o saber e o agir distintos do profissional docente. In: ENS, Romilda Teodora. BEHRENS, Marilda Aparecida (orgs.). Formação do professor: profissionalidade, pesquisa e cultura escolar. Curitiba: Champagnat, 2010.
SACRISTÁN, G. Poderes instáveis em Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ZABALZA, M. A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dialogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- A primeira publicação do artigo pela Revista Dialogia, em caráter de exclusividade eletrônico e impresso;
- A indexação deste artigo em bases de dados nacionais e internacionais, diretórios, bibliotecas digitais e bases bibliométricas em que a Revista estiver e vir a estar inserida;
- É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.