As narrações orais de histórias e a contribuição para a imaginação criativa de crianças da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.24066

Palavras-chave:

narração oral, imaginação criativa, educação infantil.

Resumo

As narrações orais de histórias são comumente utilizadas nos espaços escolares, principalmente quando se trata do desenvolvimento da imaginação. Todavia, de que forma esse desenvolvimento se processa nas crianças da pré-escola, na fase em que a atividade essencial que guia o desenvolvimento psíquico, o funcionamento da complexidade das funções psíquicas, são os jogos de papéis? Partindo da base epistemológica da Psicologia Histórico-cultural, apoiado em Vigotski (2010), a presente pesquisa tem por objetivo analisar a contribuição das narrações orais de histórias para o desenvolvimento da imaginação criativa, especificamente nas classes de pré-escola (infantil 4 e 5), da educação infantil. Para tanto, foi feita uma pesquisa de cunho qualitativo, a partir de um estudo exploratório que tem por finalidade esclarecer conceitos, por meio da pesquisa bibliográfica. Pretendeu-se com esse estudo apontar a necessidade e a contribuição das narrações orais de histórias para a imaginação criativa, principalmente para as classes de pré-escola da educação infantil, bem como divulgar o estudo aos professores em propostas de formações e em publicações. Apresenta-se, aos profissionais da Educação Infantil e demais interessados, alguns aspectos referentes aos procedimentos metodológicos que podem ser utilizados para realizar a contação de uma história, sendo eles: para quem? como? Quando? Onde? Qual o objetivo? Outrossim, indica-se que, com a narração de uma história, a partir da utilização de gestos, da voz, de expressões faciais e corporais, pausas e ênfases no momento estratégico, desperta-se o interesse da criança pela aula, estimula-a para que ela (re)crie coisas, objetos, situações provenientes da sua imaginação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Fatima Batista, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

Graduanda em Pedagogia

 

Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

Pós Doutorado em Educação

 

Andréia Bulaty, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

Pós Doutorado em Educação

 

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosura e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

BASSEDAS, E.; HUGUET, T.; SOLÉ, I. Desenvolvimento e aprendizagem na etapa de 0 a 6 anos. In: BASSEDAS, E.; HUGUET, T.; SOLÉ, I. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas Sul,1999, p. 19-48.

BATISTA, E. F.; SILVA, P. H. M. M. A figura do contador de histórias e a sua conexão com a narrativa e o ouvinte. In: ZANLORENZI, C. M. P. BULATY, A. (Orgs). Ouvir, sentir e imaginar: reflexões sobre a contação de histórias. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2021, p. 98-110. E-book disponível em: https://www.textoecontextoeditora.com.br/assets/uploads/arquivo/264a1-ebook-ouvir-sentir-e-imaginar.pdf . Acesso em: 01 de set. 2020.

BUENO, K. C. A formação do homem e as narrativas orais. In: ZANLORENZI, C. M. P. BULATY, A. (Orgs). Ouvir, sentir e imaginar: reflexões sobre a contação de histórias. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2021, p. 98-110. E-book disponível em: https://www.textoecontextoeditora.com.br/assets/uploads/arquivo/264a1-ebook-ouvir-sentir-e-imaginar.pdf . Acesso em: 01 de set. 2020.

BULATY, A. A contação de história e a arte: desenvolvimento da imaginação criativa na infância. In: ZANLORENZI, C. M. P. BULATY, A. (Orgs). Ouvir, sentir e imaginar: reflexões sobre a contação de histórias. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2021, p. 98-110. E-book disponível em: https://www.textoecontextoeditora.com.br/assets/uploads/arquivo/264a1-ebook-ouvir-sentir-e-imaginar.pdf . Acesso em: 01 de set. 2020.

COELHO, B. Contar histórias: uma arte sem idade. 10ª ed., São Paulo: Ática, 1999

ESOPO. O Sapo e o boi. 2014. Disponível em: https://www.fabulasdeesopo.com.br/p/o-boi-e-o-sapo.html Acesso em: 12 de ago. de 2022

FONSECA, E. Interações: com olhos de ler, apontamentos sobre a leitura para a prática do professor da educação infantil. São Paulo: Blucher, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GIRARDELLO, G. Uma clareira no bosque: contar histórias na escola. Campinas, SP: Papirus, 2014.

GUEDES, H. Curiaçu e a Gralha Azul – A lenda das Araucárias. Curitiba: HGF, 1997. (Coleção Lendas Paranaenses).

MCKEE, D.; STAHEL, M. Elmer, o elefante xadrez. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Disponível em: https://www.angatuba.sp.gov.br/public/admin/globalarq/uploads/files/ELMER%20O%20ELEFANTE%20XADREZ.pdf. Acesso em: 02 de ago. de 2022.

PAMPLONA, D. O poder da palavra falada: oralidade, contação de histórias e expressão. Curitiba: FATUM. 2021.

PASQUALINI, J. C. A Perspectiva histórico-dialética da periodização do desenvolvimento infantil. In: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 14, n. 1, p. 31-40, jan./mar. 2009.

PRESTES, Z. A brincadeira de faz-de-conta como atividade-guia. Florianópolis, 2011. Disponível em:

http://portal.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/14_02_2011_11.23.25.5523439fc322d424a19c109abd2d2bb9.pdf. Acesso em: 27 de jul. de 2022.

SANTOS, I. S. A imaginação e o desenvolvimento infantil, In: Educ. foco, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 157-169, set 2008/fev. 2009.

SISTO, C. Texto e pretextos sobre a arte de contar histórias. 3ª ed. Belo Horizonte: Aletria, 2012.

SISTO, C. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Chapecó: Argos, 2001.

VIEIRA, D.C.S.C. Apontamentos teóricos sobre educação, cuidado e desenvolvimento de crianças na Teoria Histórico-Cultural In: VIEIRA, D.C.S.C; FARIAS N.R.P.; MIRANDA, S. Educação infantil na perspectiva histórico-cultural: concepções e práticas para o desenvolvimento integral da criança. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 63-78.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

ZANLORENZI, C. M. P.; SILVA, P. H. M. M. A contribuição das narrativas orais de histórias para aprendizagem: a visão do professor alfabetizador. Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 218-231, jan./jun. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19343.

Downloads

Publicado

17.10.2023

Como Citar

BATISTA, Elaine Fatima; ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; BULATY, Andréia. As narrações orais de histórias e a contribuição para a imaginação criativa de crianças da educação infantil. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e24066, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.24066. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24066. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos