A criança benjaminiana produtora de conhecimentos educacionais: subvertendo a ordem e produzindo cultura
DOI:
https://doi.org/10.5585/46.2023.23769Palavras-chave:
criança, Walter Benjamin, cultura, produção de conhecimentos históricos-educacionaisResumo
Neste artigo, compartilhamos uma discussão em que tecemos a concepção de criança a partir da correspondência com as noções apresentadas pelo filósofo Walter Benjamin. Dessa forma, apresentamos o autor e no diálogo com o filósofo, buscamos movimentar e romper com ideias iluministas que foram romantizadas, onde a criança não era considerada produtora de cultura, vista como um ser sem linguagem. Com isso, abarcamos concepções de criança e infância, nas quais essas tomam seus lugares de sujeitos capazes de produzir conhecimento, cultura e de refletir e criticar sobre os mais variados assuntos da sociedade. A partir disso, compreendemos que, movidas por toda a potencialidade que possuem produzem, portanto, conhecimentos na relação com o mundo que as envolve.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. Magia e técnica, arte e política. Tradução Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. 5° ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. (obras escolhidas, vol. II).
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2017.
BENJAMIN, Walter. A hora das crianças: narrativas radiofônicas de Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Nau editora, 2020.
CORSINO, Patrícia. Infância e linguagem em Walter Benjamin: reflexões para a educação. In: SOUZA, Solange Jobim. KRAMER, Sônia. Política, cidade e educação: itinerários de Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed PUC-Rio, 2009.
GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Por que um Mundo todo nos Detalhes do Cotidiano? História e Cotidiano em Walter Benjamin. Dossiê Walter Benjamin. Revista USP, n. 15. Set-Nov. 1992.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin: os cacos da história. São Paulo: n-1 edições, 2018.
GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Imagens entrecruzadas de infância e de produção de conhecimento histórico em Walter Benjamin. In: GOULART DE FARIA, Ana Lúcia; FABRI, Zeila de Brito; PRADO, Patrícia Dias (Org.). Por uma cultura da infância. Metodologias de pesquisa com crianças. Campinas-SP: Autores Associados, 2002. p. 48-68.
GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Memória, tempo e história: perspectivas teórico-metodológicas para a pesquisa em ensino de história. In: Cadernos CEOM, n.28. Chapecó SC: Unochapecó, 2008.
KRAMER, Sônia. Educação a contrapelo. In: SOUZA, Solange Jobim. KRAMER, Sônia. Política, cidade e educação: itinerários de Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed PUC-Rio, 2009.
KRAMER, Sônia. Imagens que lampejam: contribuições de Walter
Benjamin para a produção de conhecimentos históricos. Encuentro de Saberes. Luchas populares, resistências Y educación, Buenos Aires-Argentina, v. 1, p. 53,
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. Ed. Belo Horizonte; Autêntica, 2003.
MASSCHELEIN, J., & SIMONS, M. (2014). A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte, Brasil: Autêntica.
SOUZA, Solange Jobin e. PEREIRA, Rita Marisa Ribes. Infância, conhecimento e contemporaneidade. In: KRAMER, Sônia. LEITE, Maria Isabel Ferraz Pereira (Orgs). Infância e produção cultural. Campinas, SP: Papirus, 1998.
SOUZA, Solange Jobim. Walter Benjamin e a infância da linguagem. Uma teoria crítica da cultura e do conhecimento. In: SOUZA, Solange Jobim. KRAMER, Sônia. Política, cidade e educação: itinerários de Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed PUC-Rio, 2009.
THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dialogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.