Práticas educativas e entretenimento: mapeamento da utilização da cultura pop como material didático no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.5585/46.2023.24101Palavras-chave:
práticas educativas, cultura pop, Ensino SuperiorResumo
Este artigo foi guiado pela seguinte questão norteadora: “Qual o potencial de uso de produtos da cultura pop contemporânea, na educação escolar, como material didático complementar?”. O objetivo geral é responder se produtos da cultura pop contemporânea são percebidos como válidos e realmente utilizados no processo de educação escolar no Ensino Superior. Para isso, foi mapeada, por meio de um questionário aplicado numa universidade comunitária do estado de São Paulo, a utilização de produtos da cultura pop em aulas ministradas, de modo a identificar padrões e potenciais de utilização desse tipo de produto cultural. Destacaram-se como achados o fato de haver ampla aceitação, por parte da comunidade docente considerada, da cultura pop como recurso a ser explorado em aula, sendo o cinema a mídia mais utilizada. Ainda que esse tipo de utilização esteja mais concentrado nas Humanidades, a prática se encontra consideravelmente capilarizada em outras áreas do conhecimento.
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Referências
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