Percepções sobre o processo avaliativo durante o ensino remoto e híbrido: um estudo com professores de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.25054

Palavras-chave:

avaliação, ensino remoto, ensino híbrido, educação Química

Resumo

Investigamos neste artigo aspectos relacionados ao processo avaliativo apontados por professores de Química do Ensino Médio em algumas escolas do sudoeste do Paraná durante a pandemia, de modo a compreender como as avaliações foram desenvolvidas no decorrer desse período e como foram problematizadas e planejadas no âmbito do Ensino Remoto e Híbrido. A metodologia desta pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa com a realização de entrevistas semiestruturadas que foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Identificamos a partir das análises que a observação e formulários foram as formas de avaliação mais utilizadas pelos professores. Além disso, os docentes apontaram dificuldades em avaliar nesse período em razão de os estudantes não terem interagido de forma efetiva nas aulas e nem nas atividades propostas. Esses fatores apontam a influência intrínseca do sistema de educação, além de outros como as condições de acesso às aulas e às avaliações propostas.

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Biografia do Autor

Claudia Almeida Fioresi, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Educação Científica e Tecnológica

Jessica Karine Kalsing , Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Licenciada em Química

 

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Publicado

21.11.2023

Como Citar

FIORESI, Claudia Almeida; KALSING , Jessica Karine. Percepções sobre o processo avaliativo durante o ensino remoto e híbrido: um estudo com professores de Química. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e25054 , 2023. DOI: 10.5585/46.2023.25054. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25054. Acesso em: 28 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 46 “Avaliação institucional e da aprendizagem na escola básica”