O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais no ensino fundamental no contexto da pandemia COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.24098

Palavras-chave:

COVID-19, ensino emergencial remoto, habilidades socioemocionais, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Resumo

A pandemia do COVID-19 e sua proliferação ocasionou a implementação do ensino emergencial remoto nas escolas públicas e privadas. Este estudo exploratório qualitativo busca descrever os impactos positivos e negativos que o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação ocasionaram no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos do ensino fundamental do estado de São Paulo. Com base em teóricos da educação foi enviado um questionário pelo Google Forms para professores de uma escola pública e uma escola privada, obtendo um total de 32 respostas. O resultado sugeriu um melhor senso de organização dos alunos devido a agendas digitais, cronogramas e calendários automáticos. Também gerou uma dinâmica chuva de ideias respondida por professores em dois mapas mentais inseridos no aplicativo Mindmeister. Os mapas mentais apontaram as ideias, aprendizagem dinâmica com atividades em grupo e o uso de jogos como tarefas pedagógicas para aperfeiçoar a interação social e melhora do foco.

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Biografia do Autor

Renata Maciel de Andrade, Universidade Federal do ABC – UFABC

Mestre em Engenharia e Gestão da Inovação

 

Ricardo Gaspar, Universidade Federal do ABC – UFABC

Doutor em Engenharia Civil

 

Romulo Gonçalves Lins, Universidade Federal do ABC – UFABC

Doutor em Engenharia Mecânica

 

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Publicado

08.12.2023

Como Citar

ANDRADE, Renata Maciel de; GASPAR, Ricardo; LINS, Romulo Gonçalves. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais no ensino fundamental no contexto da pandemia COVID-19. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e24098, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.24098. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24098. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos