A avaliação institucional no município de Cariacica: estratégias de aplicação e a ressignificação dos processos de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.25102

Palavras-chave:

avaliação institucional, descentralização da gestão escolar, projeto político pedagógico

Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa de cunho qualiquantitativo que, a partir de uma leitura documental, oferece uma análise das estratégias de aplicação da avaliação institucional na rede municipal de educação de Cariacica (ES). Partindo dos escritos de Veiga (1997), Brandalise (2010), Limeira (2012), Esteban (2008) e Melchior (2015), conceituou-se sobre a importância da avaliação institucional na verificação de tendências de desempenho na unidade de ensino, com o intuito de orientar ações capazes de indicar novos percursos pedagógicos. Considerou-se como objeto de estudo a Avaliação Institucional do município de Cariacica no ano de 2022, visando analisar de que forma os dados podem ser utilizados para a qualificação do processo de ensino-aprendizagem, articulando-os com a (re)construção do Projeto Político Pedagógico na mesma rede de ensino.

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Biografia do Autor

Renan dos Santos Sperandio, Prefeitura Municipal de Cariacica - PMC

Mestre em Educação (UFES-ES)

 

Claudio Ernani Litig, Prefeitura Municipal da Serra - PMS

Doutor em Ciências Sociais (PUC-SP)

 

Roney Ricardo Cozzer, Prefeitura Municipal de Cariacica - PMC

Mestre em Teologia (FABAPAR)

 

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Publicado

24.11.2023

Como Citar

SPERANDIO, Renan dos Santos; LITIG, Claudio Ernani; COZZER, Roney Ricardo. A avaliação institucional no município de Cariacica: estratégias de aplicação e a ressignificação dos processos de ensino-aprendizagem. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e25102, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.25102. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25102. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 46 “Avaliação institucional e da aprendizagem na escola básica”