Política de Avaliação Institucional no Ensino Médio: o SisPAE no contexto das escolas de Ensino Médio do Estado do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.24837

Palavras-chave:

Avaliação Institucional, Ensino Médio, SisPAE.

Resumo

Este artigo aborda a política de Avaliação Institucional do Sistema Paraense de Avaliação Educacional – SisPAE no Ensino Médio do Estado do Pará, tendo como objetivo analisar como o SisPAE vem se desenvolvendo nas escolas do Ensino Médio público paraense. A abordagem empregue é qualitativa, e se utilizou a pesquisa documental para alcançar seus objetivos. Entre os seus referenciais teóricos estão: Bonamino e Franco (2001), Noronha, Araújo e Costa (2017) e Vianna (2003). Os documentos utilizados na pesquisa foram: Lei de Criação do SisPAE, revistas pedagógicas do SisPAE e demais documentos que orientaram sua criação. Conclui-se que o SisPAE replica muitos modelos de avaliação em larga escala existentes no país, se concentrando apenas em mensurar os resultados e dados obtidos com suas avaliações, o que pode ser considerado escasso para compreender o processo educativo em seu processo histórico, político e social, principalmente quando se trata das especificidades referentes ao Ensino Médio público da Região Norte.

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Biografia do Autor

Emanuelly Leticia das Merces Silva, Universidade Federal do Pará UFPA

Mestranda em Currículo e Gestão da Escola Básica

 

Maria de Fátima Matos de Souza, Universidade Federal do Pará – UFPA

Pós-Doutorado em Educação

 

 

Gabriel Siqueira Lima, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduando em Pedagogia

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Publicado

21.11.2023

Como Citar

SILVA, Emanuelly Leticia das Merces; SOUZA, Maria de Fátima Matos de; LIMA, Gabriel Siqueira. Política de Avaliação Institucional no Ensino Médio: o SisPAE no contexto das escolas de Ensino Médio do Estado do Pará. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e24837, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.24837. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24837. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 46 “Avaliação institucional e da aprendizagem na escola básica”