Política de Avaliação Institucional no Ensino Médio: o SisPAE no contexto das escolas de Ensino Médio do Estado do Pará
DOI:
https://doi.org/10.5585/46.2023.24837Palavras-chave:
Avaliação Institucional, Ensino Médio, SisPAE.Resumo
Este artigo aborda a política de Avaliação Institucional do Sistema Paraense de Avaliação Educacional – SisPAE no Ensino Médio do Estado do Pará, tendo como objetivo analisar como o SisPAE vem se desenvolvendo nas escolas do Ensino Médio público paraense. A abordagem empregue é qualitativa, e se utilizou a pesquisa documental para alcançar seus objetivos. Entre os seus referenciais teóricos estão: Bonamino e Franco (2001), Noronha, Araújo e Costa (2017) e Vianna (2003). Os documentos utilizados na pesquisa foram: Lei de Criação do SisPAE, revistas pedagógicas do SisPAE e demais documentos que orientaram sua criação. Conclui-se que o SisPAE replica muitos modelos de avaliação em larga escala existentes no país, se concentrando apenas em mensurar os resultados e dados obtidos com suas avaliações, o que pode ser considerado escasso para compreender o processo educativo em seu processo histórico, político e social, principalmente quando se trata das especificidades referentes ao Ensino Médio público da Região Norte.
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