Avaliação para as aprendizagens na Educação profissional e tecnológica: aplicações na Educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.5585/46.2023.25103Palavras-chave:
avaliação, avaliação formativa, educação a distância, educação profissional e tecnológicaResumo
O artigo analisa as concepções de avaliação presentes em documentos institucionais de um Instituto Federal (IF), no âmbito das práticas educativas da educação profissional e tecnológica, estabelecendo relação entre a avaliação na modalidade presencial e educação a distância (EaD). Os documentos foram analisados a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa documental e da análise de conteúdo. Os resultados apontam os documentos possuem naturezas distintas, dado que o Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) apresenta conceitos gerais quanto à avaliação enquanto as Diretrizes de avaliação detalham conceitos, concepções, instrumentos e procedimentos de avaliação. Inferimos que as orientações dos documentos são adequadas à natureza de cada um deles. Eles não fazem distinção entre as modalidades de ensino presencial e a distância e em termos conceituais, essa opção parece-nos adequada. A maioria dos instrumentos e procedimentos de avaliação presentes nas Diretrizes de avaliação são aplicáveis ao contexto da EaD, observando-se as funcionalidades do ambiente virtual de aprendizagem institucionalizado.
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