Cidades Educadoras: uma revisão sistemática de literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.24668

Palabras clave:

educação integral, inclusão social, planejamento urbano

Resumen

Este artigo analisa o estado da arte das pesquisas baseadas em estudos de caso reais sobre cidades educadoras. A partir da Revisão Sistemática de Literatura analisaram-se artigos que abordaram o conceito de cidades educadoras em contextos nacionais e internacionais. Os resultados revelaram iniciativas positivas e políticas implementadas pelas cidades para promover a educação, bem como desafios, como a falta de compromisso político de longo prazo e de recursos financeiros, bem como a necessidade de maior integração e abrangência das práticas educativas. Também se destacou a importância da participação cidadã, especialmente de crianças e adolescentes, e do uso de ferramentas digitais. Conclui-se que é fundamental adotar uma abordagem colaborativa, promover uma educação integral e transformadora, fortalecer parcerias, ampliar o foco além das escolas, garantir acessibilidade, monitorar e avaliar resultados, fomentar a pesquisa e compartilhar boas práticas entre as cidades educadoras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Claudia Junqueira Ribeiro de Alvarenga, Universidade de Brasília – UNB

Especialista em Políticas Públicas

Rodrigo Kuestra, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Mestre

 

Cristiano Capellani Quaresma, Universidade Nove de Julho, UNINOVE

Doutor

 

Citas

ABARCA-ALVAREZ, Francisco J; MORA-ESTEBAN, Ruben; CAMPOS-SANCHEZ, Francisco. Transparent knowledge for decision support through artificial intelligence: Understanding the perception of children in Granada's school environments. Teknokultura: Revista de Cultura Digital y Movimientos Sociales, v. 15, n. 1, p. 89-104, 2018.

ÁLVAREZ DOMÍNGUEZ, P. Museos pedagógicos universitarios en ciudades educadoras del tiempo presente: divulgación del patrimonio histórico educativo. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 12, n. 31, p. e0201, 2020.

ARAMENDI JAUREGUI, Pedro Moises; REKALDE-RODRIGUEZ, Itziar; CRUZ IGLESIAS, Esther. Educating Cities Faced with School Segregation: Walking Towards Sustainable Development. Teoria de la educación, v. 34, n. 2, p. 209-235, 2022.

BAR KWAST, Brenda; CAMPO CANO, Laura; RUBIO SERRANO, Laura. Lines of action and principles for the incorporation of service-learning at local level. Networking in the territory. Teoria de la Educación, v. 33, n. 1, p. 243-263, 2020.

BÓGUS, Lucia Maria; MAGALHÃES, Luís Felipe Aires. Educating Cities and Policies for Immigrants: The Case of the Sao Paulo - SP. ECCOS, n. 61, p. 1-18, 2022.

BRAGA, Adriana de Carvalho; DE SOUZA NETO, João Clemente; LOPES, Leandro Alves. The Unified Educational Center (ceu) as a Place of Teacher Training in View of an Educating City. ECCOS, n. 61, p. 1-21, 2022.

CANO-HILA, Ana Belen; POSE PORTO, Hector; GIL-JAURENA, Ines. Impacts f oMunicipal Experiences of Child and Adolescent Participation According to Local Technicians. Pedagogia Social - Revista Universitária, v. 38, p. 77-88, 2021.

CONTI, Diego de Melo et al. Collaborative governance towards cities sustainability transition. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 11, 2019. Disponível em: https://doi.org/ 10.1590/2175-3369.011.e20190046. Acesso em: 9 jun. 2023.

COSTA DA SILVA, Marcia Tostes; NICOLETTI MIZUKAMI, Maria da Graça; RAMOS DE ANDRADE, Maria de Fatima. Teacher Professional Development Via Narrative Maps in the Context of the Educating City. ECCOS, n. 61, p. 1-22, 2022.

DE LIMA, A. Educating cities: conception and realities in Uberlandia/MG an Sorocaba/SP. Laplage em Revista - PPGED - UFSCar, v. 5, n. 3, p. 31-43, 2019.

DONTHU, Naveen et al. How to conduct a bibliometric analysis: An overview and guidelines. Journal of Business Research, v. 133, p. 285-296, set. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2021.04.070. Acesso em: 9 jun. 2023.

ESSOMBA, Miquel Àngel et al. Education for Sustainable Development in Educating Cities: Towards a Transformative Approach from informal and Non-Formal Education. Sustainability, v. 14, n. 7, p. 4005, 28 mar. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su14074005. Acesso em: 9 jun. 2023.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão Sistemática de Literatura: Conceituação, Produção e Publicação. Logeion: Filosofia da Informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, 15 set. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Acesso em: 9 jun. 2023.

KUESTRA, Rodrigo. Experiências Adquiridas Pela Prefeitura De Guarulhos/sp-brasil No ÂMbito De Sua Cooperação Internacional Descentralizada: Contribuição Aos Estudos Da Paradiplomacia. 2023. 142 p. Dissertação de mestrado — Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2023.

KUESTRA, R.; QUARESMA, C. C.; PELLINI, A. C. G. A paradiplomacia como modelo alternativo de Políticas Públicas: o caso da cooperação entre Guarulhos, Seine-Saint-Denis, Maputo e Matola na área de resíduos sólidos (2011) e o caso do Estado de São Paulo na compra de vacinas da COVID-19 (2020-2022). Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 11, n. 29, 2023. DOI: https://doi.org/.10.17271/23178604112920233524.

LUCIO, Joana. The City as a Learning Experience: Illustrated Reflections on the Educational Curriculum of the City. Kultur - Revista interdisciplinària sobre la cultura de la ciutat, v. 6, n. 11, p. 87-106, 2019.

MARICATO, E. Para entender a crise urbana. Expressão Popular, 2015.

MOLL, Jaqueline. Reflexões introdutórias ao monográfico «Cidade Educadora: olhares e práticas». Pela utopia de cidades educadoras: por um mundo onde todos tenham lugar. kult-ur.Revista interdisciplinària sobre la cultura de la ciutat, v. 6, n. 11, p. 27-38, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.6035/kult-ur.2019.6.11.1. Acesso em: 9 jun. 2023.

MOLL, Jaqueline; DOS SANTOS, Loreni Aparecida. The Square from the Perspective of the Educating City: Public Policies and Facilities at the Service of Life. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 5, p. 335-345, 2020.

NOVELLA-CÁMARA, Ana-María et al. Children’s participation, local policy and the digital environment: Visions and uses among Spanish municipalities. Comunicar, v. 29, n. 69, p. 33-43, 1 out. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3916/c69-2021-03. Acesso em: 9 jun. 2023.

OLIVEIRA, Murillo Calixto Navarro; QUARESMA, Cristiano Capellani. Intervenções urbanas em áreas periféricas brasileiras: uma revisão sistemática de literatura. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 14, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-3369.014. Acesso em: 9 jun. 2023.

ONU, Department of Economic and Social Affairs, Population Division. World Urbanization Prospects: Organização das Nações Unidas: The 2018 Revision, Online Edition, 2018.

OXFAM BRASIL. Acesso à educação no Brasil: os desafios da luta pela igualdade - Oxfam Brasil. 31 ago. 2021. Disponível em:

https://www.oxfam.org.br/blog/acesso-a-educacao-no-brasil-os-desafios-da-luta-pela igualdade/#:~:text=Em%20um%20país%20com%2011,focado%20em%20resolver%20essa%20problemática. Acesso em: 8 jun. 2023.

PIPA, Anthony F.; BOUCHET, Max. Multilateralism Restored? City Diplomacy | in the COVID-19 Era. The Hague Journal of Diplomacy, v. 15, n. 4, p. 599-610, 22 out. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1163/1871191x-bja10043. Acesso em: 9 jun. 2023.

QUARESMA, C. C. et al. A crise de mobilidade urbana brasileira e seus antecedentes socioespaciais. In: TUCUNDUVA, T.; KNIESS, C.; MACCARI, E. (org.). Cidades Inteligentes e Sustentáveis. [S. l.]: Manole, 2017.

RASTEIRO, Domingos. The Educating City, a Strategy for the Inclusion of People With Disabilities. A Desirable Future and an Ongoing Process of Change. Kultur - Revista interdisciplinària sobre la cultura de la ciutat, v. 6, n. 11, p. 129-152, 2019.

SALDAÑA, Dafne et al. Public Space Co-Creation as a Strategy for Educating Cities Fem dissabte a la Placa d'en Baro: Childhood, participation and equity. Ágora, v. 6, n. 11, p. 109-128, 2019.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. Diálogos com o NAAPA - Vulnerabilidade e Educação. São Paulo: [s. n.], 2021. 24 p.

SOARES, Tania Aparecida; DE ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle. Cidades educadoras. Cadernos de Geografia, n. 45, p. 43-52, 28 jun. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.14195/0871-1623_45_3. Acesso em: 9 jun. 2023.

URBINI, Bruna Moreiras et al. Percepções dos stakeholders urbanos e participação popular na implementação do Plano de Bairro: o caso do Jardim Lapenna, São Paulo, Brasil. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 12, n. 1, p. 22229, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5585/geas.v12i1.22229. Acesso em: 9 jun. 2023.

Publicado

2023-07-03

Cómo citar

DE ALVARENGA, Adriana Claudia Junqueira Ribeiro; KUESTRA, Rodrigo; QUARESMA, Cristiano Capellani. Cidades Educadoras: uma revisão sistemática de literatura. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e24668, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.24668. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24668. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 45 “Cidade Educadora: princípios e oportunidades”