Percepções sobre o processo avaliativo durante o ensino remoto e híbrido: um estudo com professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.5585/46.2023.25054Palabras clave:
avaliação, ensino remoto, ensino híbrido, educação QuímicaResumen
Investigamos neste artigo aspectos relacionados ao processo avaliativo apontados por professores de Química do Ensino Médio em algumas escolas do sudoeste do Paraná durante a pandemia, de modo a compreender como as avaliações foram desenvolvidas no decorrer desse período e como foram problematizadas e planejadas no âmbito do Ensino Remoto e Híbrido. A metodologia desta pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa com a realização de entrevistas semiestruturadas que foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Identificamos a partir das análises que a observação e formulários foram as formas de avaliação mais utilizadas pelos professores. Além disso, os docentes apontaram dificuldades em avaliar nesse período em razão de os estudantes não terem interagido de forma efetiva nas aulas e nem nas atividades propostas. Esses fatores apontam a influência intrínseca do sistema de educação, além de outros como as condições de acesso às aulas e às avaliações propostas.
Descargas
Citas
ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas e Educação, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365. Acesso em: out. 2022.
BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese – Revista eletrônica dos pós-graduandos em sociologia política da UFSC, v. 2, n. 1, p. 68-80, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/download/18027/16976/56348. Acesso em: out. 2023.
BORDAS, F. C. Retomada das atividades docentes de forma remota e emergencial na pandemia: direito de imagem, direitos autorais, deveres e obrigações. Revista Jus Navigandi, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/ensinoremoto/wp-content/uploads/2020/07/Artigo-Retomada-das-Atividades-Docentes-de-forma-remota-e-emergencial-na-pandemia-Por-Francis-Campos-Bordas.pdf. Acesso em: fev. 2022.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996.
CORREIA, M. S. M.; FREIRE, A. M. M. S. Práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básico. Ciência & Educação (Bauru), v. 16, n. 1, p. 1-15, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132010000100001. Acesso em: ago. 23.
CROCCE, G. D.; PAIVA, R. M.; NOGUEIRA, I.; AMORIM, V.; CINEZI, G. R.; MARQUES, R. Ensino de Ciências em tempos de pandemia: Desafios e possibilidades do ensino remoto. In: BORGES, R. C. (org.). Educação a Distância e Ensino Remoto: Multifacetas e realidades das práticas docentes. Diadema: V&V Editora, 2021, p. 76-93.
DANTAS, C. R. S.; MASSONI, N. T.; SANTOS, F. M. T. A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica: uma temática com muitas questões em aberto. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 25, n. 95, p. 440-482, 2017. https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500807. Acesso em: jan. 2022.
DEMO, P. Avaliação Qualitativa. 10. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2010.
ESTEBAN, M. T. (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 3. ed., Rio de Janeiro: DP & A, 2001.
HOFFMANN, J. O cenário da avaliação no ensino de ciências, história e geografia. In: SILVA, J. F.; HOFFMANN, J.; ESTEBAN, M. T. (org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010. Cap. 3. p. 47-56.
KISTEMANN JUNIOR, M. A.; AMARAL, C. C.; GIORDANO, C. C. Percepções e ações avaliativas na pandemia da Covid-19: o que relataram alguns professores de Matemática, Física, Química e Biologia. Educação Matemática Debate, v. 6, n. 12, p. 1-25, 2022. DOI: https://doi.org/10.46551/emd.v6n12a16. Acesso em: abr. 2023.
LEMOS, P. S.; SÁ, L. P. A avaliação da aprendizagem na concepção de professores de química do ensino médio. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 15, n. 3, p. 53-71, 2013. https://doi.org/10.1590/1983-21172013150304. Acesso em: out. 2022.
LIBÂNEO, J. C. A avaliação escolar. In: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990. p. 195-220.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 2003.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: nov. 2021.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva: Processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência e Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009. Acesso em: nov. 2021.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 264 p., 2016.
NASCIMENTO, L. F.; PINHEIRO, C. O. L.; BARBOSA, D. M.; SILVA, C. B. A.; NASCIMENTO, C. M. A influência da avaliação no processo de aprendizagem. In: Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 4., 2019, Anais [...]. Campina Grande, p. 1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/56386. Acesso em: jan. 2022.
OLIVEIRA, H. V.; SOUZA, F. S. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (covid-19). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 15-24, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/127. Acesso em: out. 2023.
PERRENOUD, P.; THURLER, M. G. As competências de ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre. Artmed Editora, 2002.
RAMOS, M. G. S. A importância dos recursos didáticos para o ensino da geografia no ensino fundamental nas séries finais. 45 f. 2012. Monografia (Graduação em Geografia) – Departamento de Geografia – Universidade de Brasília, 2012. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/5101/1/2012_MartaGoncalvesdaSilvaRamos.pdf. Acesso em: jan. 2022.
RAMOS, M. G.; MORAES, R. A avaliação em química: contribuições aos processos de medição da aprendizagem e de melhoria do ensino. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (org.). Ensino de Química em foco. Ijuí: Unijuí, 2010. p. 313-329.
RAMOS, R. C.; SARMENTO, D. F.; MENEGAT, J. Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia: concepções e práticas docentes. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, p. e08170, 2021. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v32.8170. Acesso em: out. 2023.
RIBEIRO, C. R. A concepção dos professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental sobre avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação somativa. Consult. A, v. 23, 2014. Disponível em: http://www.fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/ks1SIIxPNV8ec0D_2014-4-16-20-42-11.pdf. Acesso em: nov. 2022.
SANT’ANNA, I. M. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos. 15. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
SILVA, D. N. A desmotivação do professor em sala de aula, nas escolas públicas do município de São José dos Campos-SP. 52 f. 2012. Monografia (Especialização) – Curso de
Especialização em Gestão Pública Municipal – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21509. Acesso em: out. 2023.
SILVA, J. L. P. B.; MORADILLO, E. F. Avaliação, ensino e aprendizagem de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 4, n. 1, p. 28-39, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/b6RJYFCQTy5WZCq8nSTV8xC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: fev. 2023.
SILVA, N. L.; FREITAS, I. M. D. Avaliação escolar em tempos de pandemia: possibilidades e incontingências. Revista Gatilho, v. 22, n. 1, p. 7-29, 2022. DOI: https://doi.org/10.34019/1808-9461.2022.v22.35079. Acesso em: out. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Claudia Almeida Fioresi, Jessica Karine Kalsing
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.