Programa Nacional de Tecnologia Educacional: perspectivas e desafios do uso das TICs nas escolas públicas da educação básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/49.2024.25278

Palabras clave:

formação continuada docente, ProInfo, TICs

Resumen

Este estudo enfatiza o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) – instituído pela Portaria/MEC nº 522/1997, posteriormente reeditada pelo Decreto n° 6.300/2007 – com o objetivo de promover o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas públicas da Educação Básica. A metodologia deste trabalho está organizada, considerando a análise da literatura e das normativas oficiais para sua implementação, em três etapas: pré-análise, análise temática e inferencial (Bardin, 2016). O desenvolvimento da análise documental permitiu analisar elementos constituintes, limites e possibilidades desse programa, destacando a formação continuada dos docentes, visto que na pandemia, também em decorrência do isolamento social, a utilização das TICs se ampliou exponencialmente, o que reafirma sua importância para auxiliar gestores, professores e alunos no processo ensino-aprendizagem e na gestão escolar. Os resultados apontam a importância da manutenção do ProInfo para ampliação do uso das TICs no ambiente escolar, bem como a necessidade do aperfeiçoamento em seu processo de implementação.

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Biografía del autor/a

Alexandre Aparecido Ferreira, Universidade Cidade de São Paulo – UNICID

Mestre em Educação

Sandra Lucia Ferreira, Universidade Cidade de São Paulo – UNICID

Doutora em Educação: Psicologia da Educação

Flaviane Miron Corda, Universidade Cidade de São Paulo – UNICID

Mestra em Educação

 

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Publicado

2024-08-26

Cómo citar

FERREIRA, Alexandre Aparecido; FERREIRA, Sandra Lucia; CORDA, Flaviane Miron. Programa Nacional de Tecnologia Educacional: perspectivas e desafios do uso das TICs nas escolas públicas da educação básica. Dialogia, [S. l.], n. 49, p. e25278, 2024. DOI: 10.5585/49.2024.25278. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25278. Acesso em: 1 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos