Saberes tradicionais e educação: Representações Sociais de jovens do Maruanum-AP e as implicações em seus projetos de vida

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/49.2024.25504

Palabras clave:

saberes tradicionais, Representações Sociais, juventude, educação, projetos de vida

Resumen

Este artigo visa analisar as Representações Sociais de jovens do distrito do Maruanum (AP), em relação aos saberes tradicionais locais e as implicações em seus projetos de vida. Esse distrito tem um saber tradicional relacionado à confecção de louças de argila, cujo processo produtivo implica relação com a natureza. A pesquisa foi do tipo Estudo de Caso, de abordagem qualitativa, ancorada na Teoria das Representações Sociais, com aplicação de questionários semiestruturados a vinte e dois jovens estudantes do Ensino Médio e resultados balizados na Análise Temática. Dentre os principais resultados, constatamos que as Representações Sociais, de um pouco mais da metade dos jovens entrevistados, remetem às louças de argila como o saber mais expressivo das comunidades do Maruanum, mas sem associá-lo aos rituais sagrados e ao contato com a natureza como elementos fundantes do processo produtivo.

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Biografía del autor/a

Eliana do Socorro de Brito Paixão, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia

Ivany Pinto Nascimento, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Publicado

2024-08-30

Cómo citar

PAIXÃO, Eliana do Socorro de Brito; NASCIMENTO, Ivany Pinto. Saberes tradicionais e educação: Representações Sociais de jovens do Maruanum-AP e as implicações em seus projetos de vida. Dialogia, [S. l.], n. 49, p. e25504, 2024. DOI: 10.5585/49.2024.25504. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25504. Acesso em: 6 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos