Os povos indígenas nos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Rondônia/UNIR e as suas contribuições acadêmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/52.2025.26865

Palavras-chave:

acadêmicos indígenas, pós-graduação, Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Com objetivo de mapear a presença indígena nos cursos de pós-graduação da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, a escrita parte das vivências e experiências dos autores, das ações desenvolvidas no projeto de pesquisa “Acadêmicos indígenas no ensino superior: trajetórias, formações e contribuições para uma pedagogia intercultural” e das reflexões produzidas no Grupo de Pesquisa Educação Intercultural e Povos Tradicionais/CNPq da UNIR. As inspirações e contribuições teóricas para o desenvolvimento do trabalho são dos estudos pós-coloniais, escritos indígenas e autores que experienciam pesquisas com a diferença. O estudo destaca que a entrada de indígenas na pós-graduação no Brasil é algo recente, porém, vem ganhando espaço, de forma tímida, nas diferentes regiões do país. A pesquisa, em andamento, sinaliza que a presença indígena na pós-graduação tem provocado tensões, deslocamentos e ressignificações no espaço da universidade, além de contribuir para inúmeras denúncias, a militância nos movimentos indígenas, o pertencimento étnico e os interesses da comunidade.

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Biografia do Autor

Carlos Magno Naglis Vieira, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia, Brasil

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (UNIR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico (UNIR). Líder do Grupo de Pesquisa Educação Intercultural e Povos Tradicionais/CNPq.

Mádson Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia, Brasil

Indígena do Povo Parintintin. Graduação em Direito. Mestrando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico (UNIR). Membro do Grupo de Pesquisa Educação Intercultural e Povos Tradicionais/CNPq.

Tharyck Dryely Nunes Rodrigues Fontineles, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia, Brasil

Mestra em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (UNIR) e Membro do Grupo de Pesquisa Educação Intercultural e Povos Tradicionais/CNPq.

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Publicado

28.04.2025

Como Citar

VIEIRA, Carlos Magno Naglis; SILVA, Mádson Ribeiro da; FONTINELES, Tharyck Dryely Nunes Rodrigues. Os povos indígenas nos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Rondônia/UNIR e as suas contribuições acadêmicas. Dialogia, [S. l.], n. 52, p. e26865, 2025. DOI: 10.5585/52.2025.26865. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26865. Acesso em: 21 maio. 2025.

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