A "Nova Aliança" entre as Ciências Humanas e Sociais e as Ciências da Natureza: um ensaio sobre a práxis docente em cursos de Licenciatura em Física, Química e Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.2737Palabras clave:
Educação em Ciências, Licenciaturas, Formação de ProfessoresResumen
O presente texto aborda as possibilidades de diálogos entre as “ciências humanas e sociais” – as Geisteswissenschaften – e as “ciências da natureza” – as Naturwissenschaften ¬–, no domínio da educação científica. A pesquisa se estruturou a partir da experiência com turmas de licenciaturas em Matemática, Física e Química – no âmbito de atuação das disciplinas humanas e pedagógicas –, tendo como escopo (1) problematizar tal relação, (2) contextualizá-la dentro de um modelo societário, (3) apontando para um sentido quiçá mais avançado ao Ensino de Ciências e à formação do professor. O estudo chegou a algumas inferências, faz-se necessário: garantir reflexão para a relação entre o “especialista”, “cientista” e “docente” sem dispensar o político e o diálogo com a Filosofia; constituir uma Ciência Integral crítica e autocrítica, para se afastar do utilitarismo; garantir vários momentos de interdisciplinaridade, realizando na prática do docente vários exercícios, atividades, avaliações, problematizações para além de sua própria disciplina.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-05-07
Cómo citar
BOMFIM, Alexandre Maia; SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo. A "Nova Aliança" entre as Ciências Humanas e Sociais e as Ciências da Natureza: um ensaio sobre a práxis docente em cursos de Licenciatura em Física, Química e Matemática. Dialogia, [S. l.], n. 14, p. 179–193, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N14.2737. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2737. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos