A "Nova Aliança" entre as Ciências Humanas e Sociais e as Ciências da Natureza: um ensaio sobre a práxis docente em cursos de Licenciatura em Física, Química e Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.2737Palavras-chave:
Educação em Ciências, Licenciaturas, Formação de ProfessoresResumo
O presente texto aborda as possibilidades de diálogos entre as “ciências humanas e sociais” – as Geisteswissenschaften – e as “ciências da natureza” – as Naturwissenschaften ¬–, no domínio da educação científica. A pesquisa se estruturou a partir da experiência com turmas de licenciaturas em Matemática, Física e Química – no âmbito de atuação das disciplinas humanas e pedagógicas –, tendo como escopo (1) problematizar tal relação, (2) contextualizá-la dentro de um modelo societário, (3) apontando para um sentido quiçá mais avançado ao Ensino de Ciências e à formação do professor. O estudo chegou a algumas inferências, faz-se necessário: garantir reflexão para a relação entre o “especialista”, “cientista” e “docente” sem dispensar o político e o diálogo com a Filosofia; constituir uma Ciência Integral crítica e autocrítica, para se afastar do utilitarismo; garantir vários momentos de interdisciplinaridade, realizando na prática do docente vários exercícios, atividades, avaliações, problematizações para além de sua própria disciplina.Downloads
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Publicado
07.05.2012
Como Citar
BOMFIM, Alexandre Maia; SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo. A "Nova Aliança" entre as Ciências Humanas e Sociais e as Ciências da Natureza: um ensaio sobre a práxis docente em cursos de Licenciatura em Física, Química e Matemática. Dialogia, [S. l.], n. 14, p. 179–193, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N14.2737. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2737. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos