Educação STEAM: conceito, breve histórico, diretrizes e prática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/50.2024.27419

Palabras clave:

; Internacionalização Pedagógica

Resumen

STEAM é um acrônimo para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, promovendo uma aprendizagem significativa e colaborativa. Essa abordagem reconhece a importância da criatividade e inovação no desenvolvimento dos alunos. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é fundamental para o STEAM, pois promove a transdisciplinaridade e conecta conceitos escolares com problemas reais. Projetos STEAM devem ser integrados e contextualizados, evitando a fragmentação do conhecimento e incentivando a investigação, criatividade e pensamento crítico. A formação docente é essencial para a implementação eficaz dessa abordagem, promovendo autonomia e autoria nos professores. Isso é crucial para formar cidadãos mais humanos, socialmente justos e preparados para os desafios. Este artigo relata um exemplo prático de formação promovido pelo Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital (GRUPETeC) em uma escola técnica. Professores de diversas áreas participaram de atividades teóricas e práticas para desenvolver projetos interdisciplinares baseados na abordagem STEAM.

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Biografía del autor/a

Stephani Vilela Ferreira Custodio, Serviço Social da Indústria - Diretório Regional São Paulo, SESI

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE)

Thais de Almeida Rosa, Colégio Passionista São Paulo da Cruz, CPSPC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)

Citas

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Publicado

2024-11-26

Cómo citar

CUSTODIO, Stephani Vilela Ferreira; ROSA, Thais de Almeida. Educação STEAM: conceito, breve histórico, diretrizes e prática. Dialogia, [S. l.], n. 50, p. e27419, 2024. DOI: 10.5585/50.2024.27419. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27419. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 50 "Edição Especial - Educação STEAM"