A andarilhagem da Filosofia endereçada ao universo institucional

Autores/as

  • Leoni Maria Padilha Henning UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N15.2754

Palabras clave:

Ensino de Filosofia, Educação Escolar, Formação

Resumen

Resumo – O presente texto tem por finalidade discutir a problemática do ensino de Filosofia, levando em consideração a característica histórica irreverente e livre da Filosofia e a sua difícil acomodação no contexto institucional escolar. Tenta contribuir para o entendimento desse problema, o qual julga ser central, a partir de uma discussão quanto aos objetivos da Filosofia na formação educacional da juventude, tomando por base a LDB/1996 e outros autores. Contudo, alerta para que os filósofos comprometam-se com um claro entendimento da ambientação escolar em que exercem o seu trabalho para que tenham maior clareza das suas possibilidades, dos seus limites e das importantes contribuições que podem propiciar na formação da juventude.

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Biografía del autor/a

Leoni Maria Padilha Henning, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Graduada em Filosofia (UFPR, 1974), obteve o "Master of Education" (USA, 1976), o "Master of Science"(USA, 1991) e o Doutorado em Educação (UNESP, 2003).

Publicado

2012-12-12

Cómo citar

HENNING, Leoni Maria Padilha. A andarilhagem da Filosofia endereçada ao universo institucional. Dialogia, [S. l.], n. 15, p. 133–140, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N15.2754. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2754. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos