Trilhas formativas: mobilizando conhecimentos e interações docentes além Brasil/Portugal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/50.2024.27645

Palabras clave:

trilhas formativas, formação de professores, abordagem STEAM, tecnologias digitais, internacionalização

Resumen

Este artigo delineia as experiências formativas resultantes de projetos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital (GRUPETeC – CNPq/UNINOVE), incluindo projetos em andamento. É apresentado de forma concisa, as experiências com cada evento organizado pelo GRUPETeC, incluindo aqueles concebidos com a parceria da Universidade Aberta de Portugal (UAb-PT), com o objetivo de destacar contribuições desses processos para a formação continuada de professores, bem como para a ampliação e fortalecimento de parcerias internacionais para o desenvolvimento de projetos de investigação que visam a formação continuada de professores em temáticas que versam sobre tecnologias digitais, robótica, pensamento computacional e abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) com foco em aprimorar práticas pedagógicas. O estudo evidencia a colaboração entre Brasil e Portugal, destacando o uso de recursos digitais e metodologias inovadoras. A discussão dos resultados demonstra participantes satisfeitos com as Trilhas Formativas, apontando, no entanto, desafios como a necessidade de mais apoio e estrutura para colocar o que foi abordado em prática em suas instituições de vínculo profissional.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho, Uninove

Doutora em Educação 

Fernanda Pereira da Silva, Instituto Federal de São Paulo – IFSP

Doutora em Educação 

João Barnabé, Universidade Aberta de Portugal (UAb-PT)

Mestre em educação

Lara Caeiro, Universidade Aberta de Portugal (UAb)

Pós-Graduação em educação (Estudos Juvenis e Comunitários)

Citas

ALMEIDA, Carlos Manuel dos Santos de. A importância da aprendizagem da robótica no desenvolvimento do pensamento computacional: um estudo com alunos do 4º ano. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Lisboa, Lisboa. Disponível em: https://repositorio. ul.pt/bitstream/10451/22412/1/ulfpie047508_tm.pdf. Acesso em: 20 out. 2020

ANDRÉ, Marli. Pesquisa, Formação e Prática Docente. In: ANDRÉ, Marli (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001.

ANDRELO, Roseane; CABRAL, Raquel. Internacionalização e interculturalidade: alianças para o ensino transformador. In: SANTOS, Célia Maria Retz Godoy; FERRARI, Maria Aparecida (org.). Aprendizagem ativa: contextos e experiências em comunicação [também em formato eletrônico]. Bauru: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017. Disponível em: https://pdfcoffee.com/aprendizagem-ativa-santos-eferrari-pdf-free.html. Acesso em: 23 fev. 2022.

ARAÚJO, Carlos Alberto Pedroso; SANTOS, Juliana da Ponte; MEIRELES, Juliane Conceição de. Uma proposta de investigação tecnológica na Educação Básica: aliando o ensino de matemática e a robótica educacional. Revista Exitus, v. 7, n. 2, p. 127-149, maio/ago. 2017. Disponível em:

http://www. ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/304. Acesso em: 20 mar. 2020.

BARROS, Daniela Melaré Vieira. Processos de internacionalização no ensino e na aprendizagem dos estudantes de ensino superior em contextos digitais. In: Barros, Daniela Melaré Vieira. Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: da alfabetização ao ensino superior. Universidade Aberta (UAb-PT) e Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023, p. 254 - 265. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/15168 . Acesso em: 26 out. 2024.

BARROS, Daniela Melaré Vieira. Prefácio. In: TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; BARROS, Daniela Melaré Vieira; IKESHOJI, Elisangela Aparecida Bulla; GITAHY, Raquel Rosan Christino; LASAKOSWITSCK, Ronaldo. (Org). Trilhas formativas: experiências e propostas para formação continuada e em serviço de formadores e docentes na era digital, 2022, p. 25 – 27. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/trilhas-formativas/. Acesso em: 26 out. 2024.

BRANCO, Neusa; CAVADAS, Bento. Origami STEAM: Uma proposta de trabalho interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Medi@ções, [S. l.], v.11, n.1, p.56-68, 2023. Disponível em: https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/374. Acesso em: 18 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 1, de 27 de outubro de 2020, dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN12020.pdf?query=Educacao%20Ambiental. Acesso em: 26 out. 2024.

CARDOSO, Maria Clara Santos do Amaral; FIGUEIRA-SAMPAIO, Aleandra da Silva. Dificuldades para o uso da informática no ensino: percepção dos professores de matemática após 40 anos da inserção digital no contexto educacional brasileiro. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, s. l, v. 21, n. 2, set. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p044-084. Acesso em: 20 mar. 2020.

CORREIA, Marisa et al. Projeto educação STEAM OUTDOOR: Um estudo exploratório sobre as percepções dos educadores e professores. Revista UI_IP Santarém, v.11, n.3, p.10-13, 2023. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/32025. Acesso em: 18 jun. 2024.

D´ABREU, João Vilhete Viegas; CONDORI, Klinge Orlando Villalba. Educación y Robótica Educativa. Revista de Educación a Distancia, n. 5, jun. 2017. Disponível em: http://www.um.es/ead/red/54/viegas_villalba.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.

DE WIT, Hans. Internationalization of Higher Education in the United States of America and Europe: a historical, comparative, and conceptual analysis. Westport, CT: Greenwood Press, 2002.

FARIAS, Daniela. A Internacionalização da Educação Superior no Século XXI: Desafios e

Oportunidades. In: BARROS, Daniela Melaré Vieira. Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: Da Alfabetização ao Ensino Superior: Internacionalização Pedagógica em Contextos Digitais no Ensino Superior. Portugal: Universidade Aberta / Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/15168. Acesso em: 10 jun. 2024.

LASAKOSWITSCK, Ronaldo; CUSTODIO, Stéphani Vilela Ferreira; ROSA, Thaís Almeida. Trilhas formativas e formação continuada de professores: oficinas para inserção das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Dialogia, 40, 1–22, 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21722. Acesso em: 26 out. 2024.

LORENZIN, Mariana. Formação de professores: vencendo os desafios de implementação do STEAM. In: BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. (Org.). STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na Educação Básica. Porto Alegre: Penso, 2020, p. 189-212.

NÓVOA. Professor se forma na Escola. Nova Escola on-line, n. 142, Maio, 2001. Disponível em: http://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r3R2CnybkVjHsM6pyBUAqGRFHmPFcFrJcYVWPggcmXd3JuUTqtDPzApzBEr3/antonio-novoa-professor-se-forma-na-escola.pdf. Acesso em: 26 out. 2024.

OKADA. Alexandra. Internacionalização apoiada em quatro pilares: Educação Aberta, Pesquisa e Inovação Responsáveis, Ciência Aberta e Escolarização Aberta. In: BARROS, Daniela Melaré Vieira. Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: Da Alfabetização ao Ensino Superior: Internacionalização Pedagógica em Contextos Digitais no Ensino Superior. Portugal: Universidade Aberta / Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/15168. Acesso em: 10 jun. 2024.

PAZ, Louise Alessandra Santos do Carmo. O Pensamento computacional e a formação continuada de professores: uma experiência com as TICS. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. esp. 3, p. 1655-1667, dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10095.

SOARES, Kátia Cristina Dambiski. Prática de pesquisa e formação de professores. Curitiba: Contentus, 2020.

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; MORETTI, Andressa Algayer da Silva; SOUZA, Aguinaldo Robinson de; IKESHOJI, Elisangela Aparecida Bulla. Parceria Escolas com a Universidade: uma experiência de internacionalização com um clube de Ciências e Tecnologias Interescolar. In: Barros, Daniela Melaré Vieira. Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: da alfabetização ao ensino superior. Universidade Aberta (UAb-PT) e Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023, p. 129 - 145. Disponível em: https://www.academia.edu/93506358/Trilhas_formativas_experi%C3%AAncias_e_propostas_para_forma%C3%A7%C3%A3o_continuada_e_em_servi%C3%A7o_de_formadores_e_docentes_na_era_digital. Acesso em: 26 out. 2024.

ROGGERO, Rosemary. REFLEXÕES INICIAIS... A escola pública de educação básica: pensando potenciais e desafios para uma agenda contemporânea de pesquisa e interação universidade/escola. In: TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; BARROS, Daniela Melaré Vieira; IKESHOJI, Elisangela Aparecida Bulla; GITAHY, Raquel Rosan Christino; LASAKOSWITSCK, Ronaldo. (Org). Tecnologias digitais, robótica e pensamento computacional: formação, pesquisa e práticas colaborativas na educação básica. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, p. 30 – 47. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/tecnologias-digitais/. Acesso em: 26 out. 2024.

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; BARROS, Daniela Melaré Vieira; IKESHOJI, Elisangela Aparecida Bulla; GITAHY, Raquel Rosan Christino; LASAKOSWITSCK, Ronaldo. (Org). Trilhas formativas: experiências e propostas para formação continuada e em serviço de formadores e docentes na era digital, 2022. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/trilhas-formativas/. Acesso em: 26 out. 2024.

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima. Um desafio na formação de educadores: a vivência e desenvolvimento de valores humanos usando as tecnologias. 2003. 313 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia: Presidente Prudente: SP. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/7ebe56de-2ea6-4f40-bb7e-6f105639474a/content. Acesso em: 27 out. 2024.

Publicado

2024-11-28

Cómo citar

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; SILVA, Fernanda Pereira da; BARNABÉ, João; CAEIRO, Lara. Trilhas formativas: mobilizando conhecimentos e interações docentes além Brasil/Portugal. Dialogia, [S. l.], n. 50, p. e27645, 2024. DOI: 10.5585/50.2024.27645. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27645. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 50 "Edição Especial - Educação STEAM"