A Educação Inclusiva em Contextos Presenciais, Híbridos e On-line

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/52.2025.28349

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Ensino Presencial, Ensino Híbrido, Ensino a Distância

Resumen

Entrevista realizada com Elisa Tomoe Moriya Schlünzen: Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (1985), Especialização em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo em São Carlos – USP (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1994) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2000). É Livre-Docente em: “Formação de Professores para uma Escola Digital e Inclusiva”; pela UNESP (2015). Líder do Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Atualmente é professora colaboradora na Unesp e permanente na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), nos Programas de Pós-Graduação em Educação e bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Foi Coordenadora Geral de Políticas Pedagógicas na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação - SECADI/MEC (2011) e Coordenadora adjunta e acadêmica do Núcleo de Educação a Distância (NEaD/Unesp) (2011-2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos formativos de Professores, Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa, Educação Especial e Inclusiva e Educação a Distância.

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Biografía del autor/a

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho

Pós-Doutoramento na Universidade Aberta - Portugal, UAB-PT, Portugal. Doutora em Educação e Currículo pela PUC/SP. Mestre e Pedagoga pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Unesp/Campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente é docente/pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais - PROGEPE, ambos vinculados à Universidade Nove de Julho - UNINOVE-SP. Integra a linha de Pesquisa Educação Popular e Culturas (LIPECULT) e Linha de Pesquisa e de Intervenção - Metodologia da Aprendizagem e Práticas de Ensino (LIMAPE). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital ? GRUPETeC (CNPq/UNINOVE/SP). Editora do periódico Dialogia - uma publicação científica quadrimestral do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho/UNINOVE/SP. Coordenadora do Programa Escola da Ciência - UNINOVE-SP, vinculado à Pós-Graduação em Educação, desde 2017. Possui experiência com formação inicial e continuada de professores para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Robótica, Pensamento Computacional, Redes Sociais, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Dispositivos Móveis, Inovações Metodológicas, entre outros, em contextos educacionais, nos diferentes segmentos de ensino. Possui experiências e pesquisas que relacionam a concepção e desenvolvimento da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na Educação Básica. Experiências como formadora e pesquisadora junto a programas voltados para escolas públicas, dentre elas, destacam-se a atuação no Projeto Gestão Escolar e Tecnologias (Parceria entre PUC/SP, Microsoft e Secretarias de Estado), formação continuada de professores para uso do software de autoria Visual Class nas séries iniciais do Ensino Fundamental junto à rede municipal de Educação de Junqueirópolis/SP. Atuação na implementação e coordenação de Núcleos de Educação a Distância (NEaD), acompanhando suas principais ações, tais como: customização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle; estruturação e desencadeamento de programas de formação de professores tutores e autores/conteudistas; concepção e produção de materiais didáticos; design pedagógico do AVA; definição de ações de acompanhamento de cronograma; apoio ao desempenho de estudantes; entre outras ações. Atuou como formadora no Instituto Ayrton Senna e junto ao Programa ?Pense Grande ?, coordenado pela Fundação Telefônica Vivo/Brasil, no apoio à formação continuada de professores, no que tange à integração das tecnologias digitais e do empreendedorismo social ao currículo da Educação Básica. Possui diversos capítulos e artigos científicos publicados na área. Integrante da Rede - CIEB - Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Pesquisadora colaboradora na Universidade Aberta de Portugal & International Network no Projeto: OLAF- Online Learning and Fun que é um projeto de pesquisa em grande escala coordenado pela Dra. Alexandra Okada (PI) e Prof. Sheehy (Co-I) da Open University UK. Coordenadora Geral do Projeto de Pesquisa: A ROBÓTICA, O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POTENCIALIZANDO APRENDIZAGENS E COMPETÊNCIAS EM PROCESSOS DE RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, (CNPq/Uninove). 

Patrícia Aparecida Bioto, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Pedagoga. Pós Doutora pela PUC-SP, EHPS. Doutora em História da Educação pela PUC-SP. Professora do Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais da UNINOVE-SP. Pesquisa e publica sobre formação de professores, políticas educacionais e currículo. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores: contextos, epistemologias e metodologias. Vice-lider do Grupo de Pesquisa: Infncia, Escola, Formação de Professores: estudos contemporâneos. Membro da Rede Internacional de Investigação- Ação Colaborativa Estreiadiálogos e da Collaborative Action Reseach Network ( CARN) 

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen (Entrevistada), Universidade do Oeste Paulista – Unoeste

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (1985), Especialização em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo em São Carlos – USP (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1994) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2000). É Livre-Docente em: “Formação de Professores para uma Escola Digital e Inclusiva”; pela UNESP (2015). Líder do Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Atualmente é professora colaboradora na Unesp e permanente na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), nos Programas de Pós-Graduação em Educação e bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Foi Coordenadora Geral de Políticas Pedagógicas na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação - SECADI/MEC (2011) e Coordenadora adjunta e acadêmica do Núcleo de Educação a Distância (NEaD/Unesp) (2011-2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos formativos de Professores, Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa, Educação Especial e Inclusiva e Educação a Distância.

Citas

Não se aplica.

Publicado

2025-03-18

Cómo citar

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; BIOTO, Patrícia Aparecida; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya. A Educação Inclusiva em Contextos Presenciais, Híbridos e On-line. Dialogia, [S. l.], n. 52, p. e28349, 2025. DOI: 10.5585/52.2025.28349. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/28349. Acesso em: 1 abr. 2025.

Número

Sección

Entrevista
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