A Educação Inclusiva em Contextos Presenciais, Híbridos e On-line
DOI:
https://doi.org/10.5585/52.2025.28349Palabras clave:
Educação Inclusiva, Ensino Presencial, Ensino Híbrido, Ensino a DistânciaResumen
Entrevista realizada com Elisa Tomoe Moriya Schlünzen: Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (1985), Especialização em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo em São Carlos – USP (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1994) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2000). É Livre-Docente em: “Formação de Professores para uma Escola Digital e Inclusiva”; pela UNESP (2015). Líder do Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Atualmente é professora colaboradora na Unesp e permanente na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), nos Programas de Pós-Graduação em Educação e bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Foi Coordenadora Geral de Políticas Pedagógicas na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação - SECADI/MEC (2011) e Coordenadora adjunta e acadêmica do Núcleo de Educação a Distância (NEaD/Unesp) (2011-2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos formativos de Professores, Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa, Educação Especial e Inclusiva e Educação a Distância.
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Derechos de autor 2025 Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Patrícia Aparecida Bioto, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen (Entrevistada)

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