Desafios da corporeidade na EAD e suas relações com a formação de professores

Autores/as

  • Eloiza da Silva Gomes de Oliveira Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Marco Antonio Santoro Salvador Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Vanessa Ramos Pereira CEDERJ/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3048

Palabras clave:

Corpo, Pedagogia, Educação a Distância, Tecnologia de Informação e Comunicação.

Resumen

O artigo aborda o estudo da corporeidade e seus desafios na modalidade EAD, a partir da experiência no curso de Licenciatura em Pedagogia (UERJ), possibilitando aliar ferramentas metodológicas em educação a distância e em educação presencial, através de um grupo de disciplinas que utilizam metodologias de ações corporais em diferentes áreas do conhecimento, denominadas de Seminários de Práticas Educativas, promovendo a inclusão digital na educação com características lúdico-corporais. Analisa as possibilidades e limitações do conceito de corporeidade no currículo do curso, apresentando tais experiências especificamente na disciplina Seminário de Práticas Educativas 1. A partir de análises preliminares das experiências no curso de pedagogia EAD na modalidade semipresencial do consórcio UERJ/CEDERJ, por intermédio do trabalho presencial de oficinas lúdico-corporais e do acesso à tecnologia digital na educação continuada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eloiza da Silva Gomes de Oliveira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora em Educação Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ Coordenadora do Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana (LEAH/UERJ) Diretora do Campus virtual da UERJ.

Marco Antonio Santoro Salvador, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física e Cultura Professor da Faculdade de Educação da UERJ Pesquisador do Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana (LEAH/UERJ)

Vanessa Ramos Pereira, CEDERJ/UERJ

Psicóloga Clínica, pos graduada em Educação, professora tutora do curso de Licenciatura em Pedagogia CEDERJ/UERJ, professora do ensino fundamental da prefeitura municipal de Niterói/RJ.

Publicado

2012-05-07

Cómo citar

DE OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes; SALVADOR, Marco Antonio Santoro; PEREIRA, Vanessa Ramos. Desafios da corporeidade na EAD e suas relações com a formação de professores. Dialogia, [S. l.], n. 14, p. 47–60, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N14.3048. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3048. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e Linguagens