O ensino de Sociologia no nível médio na cidade de São Paulo

Autores/as

  • Regina Magalhães de Souza Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N15.3090

Palabras clave:

sociologia, nível médio, professor, cidadania, crítica

Resumen

Este artigo relata alguns resultados de pesquisa exploratória realizada entre professores de Sociologia, em nível médio, das redes pública e privada, da cidade de São Paulo, no ano de 2009. As entrevistas, realizadas pelos discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Uninove, tiveram como objetivo investigar se o ensino de Sociologia estaria contribuindo para a consecução das finalidades do ensino médio previstas pela LDB, particularmente o desenvolvimento da cidadania e do pensamento crítico. Os depoimentos sugerem uma concepção de crítica como habilidade cognitiva como um fim em si e uma concepção de cidadania como atividade individual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Regina Magalhães de Souza, Uninove

Uninove, Departamento de Educação, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Professora Doutora

Publicado

2012-12-12

Cómo citar

SOUZA, Regina Magalhães de. O ensino de Sociologia no nível médio na cidade de São Paulo. Dialogia, [S. l.], n. 15, p. 77–92, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N15.3090. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3090. Acesso em: 26 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos