O Programa de Inserção do Estudante-Convênio (PEC-G) em uma universidade federal no interior do Estado de Minas Gerais - Brasil

Autores/as

  • Nilda Rosa Nunes Martins Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.
  • Dalva Pereira da Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Acir Mário Karwoski Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.3804

Palabras clave:

Estudantes PEC-G. Universidade. Internacionalização. Mobilidade.

Resumen

Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a inserção de estudantes estrangeiros no programa PEC-G de uma Universidade Federal no interior do Estado de Minas Gerais - Brasil. Após aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, foi feita análise qualitativa de como vivem e se relacionam com seus pares estudantes, professores e servidores técnico-administrativos. Os dados e resultados mostram as dificuldades, fragilidades e potencialidades desse programa de mobilidade internacional.

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Biografía del autor/a

Nilda Rosa Nunes Martins, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Especialista em Docência na Educação Superior da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - Uberaba - MG.

Dalva Pereira da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Especialista em Docência na Educação Superior da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM - Uberaba - MG.

Acir Mário Karwoski, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Lraduado em Letras. Mestre em Linguística aplicada e Doutor em Letras - Estudos Linguísticos (UFPR). Professor adjunto de Linguística no Curso de Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba - MG.

Publicado

2013-09-27

Cómo citar

MARTINS, Nilda Rosa Nunes; DA SILVA, Dalva Pereira; KARWOSKI, Acir Mário. O Programa de Inserção do Estudante-Convênio (PEC-G) em uma universidade federal no interior do Estado de Minas Gerais - Brasil. Dialogia, [S. l.], n. 17, p. 113–126, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N17.3804. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3804. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos