Avaliação das Aprendizagens no Nível Superior: Avaliar Para Quê?

Autores/as

  • Eniel Espírito Santo Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Luiz Carlos Sacramento da Luz Luz SESI-BA. Serviço Social da Indústria

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N16.3882

Palabras clave:

Avaliação. Ensino e Aprendizagem. Ensino Superior. Retroalimentação

Resumen

Em todas as modalidades de ensino, a avaliação das aprendizagens é amiúde um elemento crucial, seja pela incompreensão de seus objetivos, seja pelo sentido autoritário de que se reveste, ou ainda pelo forte caráter subjetivo intrínseco ao processo avaliativo. Neste artigo, tem-se por objetivo refletir sobre o processo de avaliação da aprendizagem no nível superior na perspectiva da retroalimentação da práxis educativa do professor universitário. A metodologia utilizada é um estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa, que utiliza a pesquisa bibliográfica como fonte de dados. O estudo conclui que o processo de avaliação das aprendizagens, como parte do ato pedagógico, deve contemplar ampla variedade de instrumentos, visando possibilitar ao docente investigar se as estratégias didáticas utilizadas resultaram no êxito do processo de ensino e aprendizagem, além de fornecer subsídios para a reavaliação de sua prática pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eniel Espírito Santo, Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutor em Educação, Mestre em Gestão Integrada de Organizações, Especialista em Psicologia Organizacional, Bacharel em Administração de Empresas. Professor universitário e pesquisador. Docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade Internacional de Curitiba, Faculdade de Tecnologia Internacional.

Luiz Carlos Sacramento da Luz Luz, SESI-BA. Serviço Social da Indústria

Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Licenciado em Filosofia. Professor e coordenador do Departamento de Filosofia no SESI-BA e docente nos cursos de pós-graduação presencial no Centro Universitário Internacional UNINTER.

Publicado

2013-04-03

Cómo citar

ESPÍRITO SANTO, Eniel; LUZ, Luiz Carlos Sacramento da Luz. Avaliação das Aprendizagens no Nível Superior: Avaliar Para Quê?. Dialogia, [S. l.], n. 16, p. 141–154, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N16.3882. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3882. Acesso em: 17 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a