Avaliação das Aprendizagens no Nível Superior: Avaliar Para Quê?

Authors

  • Eniel Espírito Santo Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Luiz Carlos Sacramento da Luz Luz SESI-BA. Serviço Social da Indústria

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N16.3882

Keywords:

Avaliação. Ensino e Aprendizagem. Ensino Superior. Retroalimentação

Abstract

Em todas as modalidades de ensino, a avaliação das aprendizagens é amiúde um elemento crucial, seja pela incompreensão de seus objetivos, seja pelo sentido autoritário de que se reveste, ou ainda pelo forte caráter subjetivo intrínseco ao processo avaliativo. Neste artigo, tem-se por objetivo refletir sobre o processo de avaliação da aprendizagem no nível superior na perspectiva da retroalimentação da práxis educativa do professor universitário. A metodologia utilizada é um estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa, que utiliza a pesquisa bibliográfica como fonte de dados. O estudo conclui que o processo de avaliação das aprendizagens, como parte do ato pedagógico, deve contemplar ampla variedade de instrumentos, visando possibilitar ao docente investigar se as estratégias didáticas utilizadas resultaram no êxito do processo de ensino e aprendizagem, além de fornecer subsídios para a reavaliação de sua prática pedagógica.

Downloads

Author Biographies

Eniel Espírito Santo, Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutor em Educação, Mestre em Gestão Integrada de Organizações, Especialista em Psicologia Organizacional, Bacharel em Administração de Empresas. Professor universitário e pesquisador. Docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade Internacional de Curitiba, Faculdade de Tecnologia Internacional.

Luiz Carlos Sacramento da Luz Luz, SESI-BA. Serviço Social da Indústria

Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Licenciado em Filosofia. Professor e coordenador do Departamento de Filosofia no SESI-BA e docente nos cursos de pós-graduação presencial no Centro Universitário Internacional UNINTER.

Published

2013-04-03

How to Cite

ESPÍRITO SANTO, Eniel; LUZ, Luiz Carlos Sacramento da Luz. Avaliação das Aprendizagens no Nível Superior: Avaliar Para Quê?. Dialogia, [S. l.], n. 16, p. 141–154, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N16.3882. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3882. Acesso em: 3 jun. 2025.

Issue

Section

Artigos
Crossref
3
Scopus
0
Eniel Espirito Santo, Clairton Quintela Soares, Emerson Carlos Ferreira da Silveira, Rosangela Pinto da Costa Oliveira (2024)
Estudio comparativo de estilos de aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior de educación presencial y a distancia. . Debate Universitario, 4(7), 55.
10.59471/debate2015131
Wellington da Silva Oliveira (2020)
Didática em docência do ensino superior: (in)sucesso do ensino-aprendizagem na interação professor-aluno. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 27.
10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/didatica-em-docenciav
Ingrid Cristina Ferreira da Silva, Gisele Silva Lira de Resende (2020)
CONSIDERAÇÕES SOBRE A DOCÊNCIA NO CURSO DE NUTRIÇÃO. Revista interdisciplinar em saúde, 7(Único), 1008.
10.35621/23587490.v7.n1.p1008-1026
Views
  • Abstract 629
  • PDF (Português (Brasil)) 1618