Avaliação das Aprendizagens no Nível Superior: Avaliar Para Quê?
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N16.3882Keywords:
Avaliação. Ensino e Aprendizagem. Ensino Superior. RetroalimentaçãoAbstract
Em todas as modalidades de ensino, a avaliação das aprendizagens é amiúde um elemento crucial, seja pela incompreensão de seus objetivos, seja pelo sentido autoritário de que se reveste, ou ainda pelo forte caráter subjetivo intrínseco ao processo avaliativo. Neste artigo, tem-se por objetivo refletir sobre o processo de avaliação da aprendizagem no nível superior na perspectiva da retroalimentação da práxis educativa do professor universitário. A metodologia utilizada é um estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa, que utiliza a pesquisa bibliográfica como fonte de dados. O estudo conclui que o processo de avaliação das aprendizagens, como parte do ato pedagógico, deve contemplar ampla variedade de instrumentos, visando possibilitar ao docente investigar se as estratégias didáticas utilizadas resultaram no êxito do processo de ensino e aprendizagem, além de fornecer subsídios para a reavaliação de sua prática pedagógica.Downloads
Downloads
Published
2013-04-03
How to Cite
ESPÍRITO SANTO, Eniel; LUZ, Luiz Carlos Sacramento da Luz. Avaliação das Aprendizagens no Nível Superior: Avaliar Para Quê?. Dialogia, [S. l.], n. 16, p. 141–154, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N16.3882. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3882. Acesso em: 3 jun. 2025.
Issue
Section
Artigos
Eniel Espirito Santo, Clairton Quintela Soares, Emerson Carlos Ferreira da Silveira, Rosangela Pinto da Costa Oliveira (2024)
Estudio comparativo de estilos de aprendizaje de estudiantes de enseñanza superior de educación presencial y a distancia. . Debate Universitario, 4(7), 55.10.59471/debate2015131
Wellington da Silva Oliveira (2020)
Didática em docência do ensino superior: (in)sucesso do ensino-aprendizagem na interação professor-aluno. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 27.10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/didatica-em-docenciav
Ingrid Cristina Ferreira da Silva, Gisele Silva Lira de Resende (2020)
CONSIDERAÇÕES SOBRE A DOCÊNCIA NO CURSO DE NUTRIÇÃO. Revista interdisciplinar em saúde, 7(Único), 1008.10.35621/23587490.v7.n1.p1008-1026
Views
- Abstract 629
- PDF (Português (Brasil)) 1618