A formação continuada de professores da escola de tempo integral: concepções e a significação da prática educativa
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4805Palabras clave:
Formação continuada. Escola de tempo integral. Prática educativa.Resumen
Este estudo discute a formação continuada de professores da escola de tempo integral enfocando concepções e a significação da prática educativa, e parte do seguinte questionamento: que significação a formação continuada traz para a prática educativa do professor que atua na escola de tempo integral? A partir dessa indagação analisa a significação da formação continuada para a prática educativa do professor que atua na escola de tempo integral e, de forma específica aborda a caracterização dos efeitos dessa formação na prática educativa desse professor, descreve as diferentes concepções teóricas que se manifestam no processo formativo de sua prática educativa e refleti sobre a dinâmica da formação continuada e dos dilemas na prática do professor nessa modalidade de ensino. Trata-se de um estudo bibliográfico fundamentado nas concepções teóricas de autores como: Kramer (1991); Freire (1996); Nóvoa (1997); Zabala (1998); Gauthier (1998); Tardif (2002); Gadotti (2009); Imbernón (2010); dentre outros. A partir desse estudo concluí-se, sobretudo, que os efeitos da formação continuada na prática educativa só terão de fato visibilidade a partir da superação de uma formação fragmentada e aligeirada que se constrói também no eixo de um tempo e espaço escolar limitado e restrito que não permite ao professor refletir sobre as diferentes dimensões e, sobretudo no desenvolvimento de práticas calcadas numa vertente paradigmática inovadora alicerçada em fundamentos teóricos metodológicos modernos e significativos para a construção de um ser humano integral, cidadão. Por fim, almeja-se que este trabalho se constitua como um instrumento de reflexão coletiva sobre o processo de formação continuada e prática educativa do professor que atua na escola de tempo integral.