Empatia em Vigotski

Autores/as

  • Antonio Carlos Brolezzi USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.4944

Palabras clave:

empatia, Vigotski, construtivismo social

Resumen

O termo empatia (sentir em) é relativamente recente na história das ideias, e passou por um processo de ampliação, metamorfose e diversificação a partir do final do século XIX. O termo empatia está presente nas teorias da estética da arte de Lev Semenovitch Vigotski (1896-1934). Ele surgia como termo explicativo para a relação entre a imitação interior e a capacidade de compreensão dos outros atribuindo a eles sentimentos, emoções e pensamentos. Pode servir, assim, de ligação entre a estética da arte e diversos ramos da filosofia, como a fenomenologia, e da psicologia, em particular da psicologia social, da educação e da neurociência, resultando em importante construto para compreender os fenômenos da educação.

 

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Biografía del autor/a

Antonio Carlos Brolezzi, USP

Dicenciatura em matemática (IME-USP, 1987), mestrado em educação (FEUSP, 1991) e doutorado em educação (FEUSP, 1996). Atualmente é professor doutor do departamento de matemática do IME-USP e orientador credenciado para mestrado e doutorado na FEUSP.

Publicado

2014-10-15

Cómo citar

BROLEZZI, Antonio Carlos. Empatia em Vigotski. Dialogia, [S. l.], n. 20, p. 153–166, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N20.4944. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4944. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos