Perfil e Formação de Gestores Escolares no Brasil

Autores/as

  • Eloisa Maia Vidal UECE
  • Sofia Lerche Vieira UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4984

Palabras clave:

Diretores de Escola. Formação de Educadores. Gestão Educacional. Política Educacional.

Resumen

Este trabalho discute e aprofunda questões relativas ao perfil e formação dos gestores  escolares no Brasil, tomando por base informações disponíveis sobre esses profissionais da educação no Questionário do Diretor da Prova Brasil 2011, disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). As informações referem-se a uma amostra de 56.222 respondentes, perfazendo um total de 36,1% de representantes desses profissionais. Tais indicadores são discutidos à luz dos dispositivos legais acerca da matéria e de outras considerações que contribuem para situar a questão dos diretores no âmbito das políticas de formação. Os dados analisados são contejados com pesquisa realizada pelo Segundo Estudio Regional Comparativo y Explicativo (SERCE) desenvolvido pelo Laboratório Latinoamericano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE) entre 2006 e 2009. Os dados evidenciam ser alto o percentual de educadores com formação de nível superior, em particular na área de Pedagogia. Também é bastante expressivo o quantitativo de gestores escolares com especialização e modalidades diversas de formação continuada. O perfil delineado aponta para a relevância de aprofundar estudos sobre o tema, especificamente em pesquisas de natureza quanti-qualitativa, com vistas a fornecer subsídios para o delineamento de politicas públicas mais articuladas com as demandas desses profissionais.

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Biografía del autor/a

Eloisa Maia Vidal, UECE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2000), é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Trabalha como pesquisadora na área de educação com temas como indicadores educacionais, gestão educacional e escolar, formação docente e recursos didáticos. Atua em gestão e produção de recursos pedagógicos para educação a distância e desde 2011 é coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Estadual do Ceará.

Sofia Lerche Vieira, UNILAB

Doutora em Filosofia e História da Educação pela PUC/SP. Pesquisadora do CNPq. Professora Titular da UFC e da UECE (aposentada). Docente do programa Professor Visitante Nacional Senior-CAPES junto à UNILAB.

Publicado

2014-06-05

Cómo citar

VIDAL, Eloisa Maia; VIEIRA, Sofia Lerche. Perfil e Formação de Gestores Escolares no Brasil. Dialogia, [S. l.], n. 19, p. 47–66, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N19.4984. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4984. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Gestão Democrática e Educação Básica