Programas de Mestrado Profissional em Educação e a intervenção na prática da ação

Autores/as

  • Leandro Petarnella UNINOVE
  • Amélia Silveira Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5600

Palabras clave:

Programas de Mestrado Profissional em Educação, Intervenção na Prática da Ação, Metodologia da Pesquisa Cientifica.

Resumen

Objetivando analisar as ementas dos Programas de Mestrado Profissional em Educação, no Brasil, quanto ao aspecto referente à intervenção na pratica da ação, este estudo adotou como delineamento metodológico a pesquisa indutiva, exploratória, qualitativa, com análise documental. Para tanto, identificou estes programas e suas ementas. no sitio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), em 2014. Em seguida, classificou os conteúdos destas ementas em unidades de significados, adotando o que preconiza Bardin (1977). A adoção do Software Wordlie possibilitou que estas unidades de significados formassem “nuvens de palavras”, a partir da recorrência de determinado termo. Os resultados evidenciaram que o enfoque da intervenção na prática da ação se concentra nas disciplinas de metodologia da pesquisa. Entretanto, nem todos os programas se voltam, efetivamente, para esta prática. Considerando importante a intervenção na pratica da ação, como diferencial deste tipo de mestrado, a continuidade do estudo se faz necessária para ampaicão do conhecimento sobre esta modalidade nos Programas de Mestrado Profissional em Educação.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leandro Petarnella, UNINOVE

Doutor em Educação - UNISO. Doutor em Administração - UNINOVE. Professor de Departamento de Ciências Gerenciais da UNINOVE.

Amélia Silveira, Uninove

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Professor da Universidade Regional de Blumenau.

Publicado

2015-10-15

Cómo citar

PETARNELLA, Leandro; SILVEIRA, Amélia. Programas de Mestrado Profissional em Educação e a intervenção na prática da ação. Dialogia, [S. l.], n. 22, p. 243–262, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N22.5600. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5600. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos