As representações sociais das professoras de Educação Infantil sobre o brincar

Autores/as

  • Solange Maria de Oliveira Cruz Universidade Nove de Julho
  • Marli dos Reis dos Santos Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N24.6101

Palabras clave:

Brincar. Educação infantil. Representações sociais.

Resumen

Este trabalho objetivou conhecer os discursos dos professores de educação infantil sobre o brincar, e analisar suas representações sociais a respeito do tema. Os dados foram coletados em um curso de formação à distância, de uma rede pública de ensino brasileira, localizada em uma cidade do litoral paulista, onde a partir das falas docentes buscamos estabelecer uma relação com a teoria das Representações Sociais à luz dos referenciais teóricos de Moscovici (1978, 2009) e Jodelet (2001), além de nos aproximarmos de autores que defendem a importância do brincar nessa faixa etária, tais como Kishimoto (2002), Mukhina (1996), Oliveira (2011), Martins (2006) e outros. A análise das falas ajudou a compreender como a vivência e a possibilidade de desenvolver o brincar alimenta a prática educativa das docentes, bem como contribuem para a formação de novos saberes e para a identidade dessas profissionais. 

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Biografía del autor/a

Solange Maria de Oliveira Cruz, Universidade Nove de Julho

Mestranda em Educação: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP – Brasil.

Marli dos Reis dos Santos, Universidade Católica de Santos

Doutoranda em Educação: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos, São Paulo, SP – Brasil.

Publicado

2016-07-08

Cómo citar

CRUZ, Solange Maria de Oliveira; DOS SANTOS, Marli dos Reis. As representações sociais das professoras de Educação Infantil sobre o brincar. Dialogia, [S. l.], n. 24, p. 153–164, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N24.6101. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6101. Acesso em: 7 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos