As tecnologias na educação: o papel da equipe gestora nas práticas pedagógicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.7484

Palabras clave:

Tecnologia na educação. Gestor Escolar. Práticas Pedagógicas.

Resumen

Este estudo tem como objetivo compreender o papel da equipe gestora no desenvolvimento e implementação nas práticas pedagógicas utilizando as TIC como recurso inovador na escola, tendo, ainda como objetivos específicos identificar o papel da equipe gestora na escola; apreciar a importância das tecnologias como recurso pedagógico na contemporaneidade e apresentar as possíveis ações da equipe gestora e dos demais segmentos da escola para implementação das TIC no cotidiano escolar. A questão norteadora do estudo foi: qual é o papel da equipe gestora como mediadora das práticas pedagógicas com uso das TIC na escola? A abordagem qualitativa foi a metodologia utilizada e como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública do município de Messias, Alagoas. Como resultados apontam-se: a) a formação dos professores e gestores necessita de incentivos para o uso das TIC; b) os profissionais participantes do estudo têm uma visão significativa sobre a prática pedagógica mediada pelas tecnologias; c) os gestores necessitam de maiores atitudes para a consolidação de estratégias pedagógicas com uso das TIC; d) é no âmbito da escola pública que a  formação continuada deve acontecer para que juntos, estabeleçam melhorias na ação educativa e, por fim, e) é necessário maiores investimentos do Estado em meio às políticas públicas educacionais para a consolidação de um ensino de boa qualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). CAmpus A. C. Simões, Maceió-Alagoas.

Maria Aparecida Pereira Viana, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.CAmpus A. C. Simões, Maceió-Alagoas.

Citas

ALMEIDA, Maria E. Gestão de tecnologias, mídias e recursos na escola: o compartilhar de significados. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 75-89, jan. 2009.

ALONSO, Myrtes. Formação de gestores escolares: um campo de pesquisa a ser explorado. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcine de; ALONSO, Myrtes. Tecnologias na Formação e na gestão escolar. São Paulo: Avercamp, 2007.

ARAÚJO, Maria I. Incorporação das tecnologias de informação e comunicação na escola pública. In: MERCADO, Luís P. (Org.). Percursos na formação de professores com tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: EDUFAL, 2007.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.

BARRETO, Raquel G. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1181-1201, set./dez. 2004.

BULHÕES, Gilvanilda V.; OLIVEIRA, Carmem L. Possibilidades e limites do uso de tecnologias da informação e comunicação nas escolas públicas estaduais: o papel do gestor escolar. In: MERCADO, Luis P. (Org.). Integração e gestão de mídias na escola. Maceió: EDUFAL, 2012.

CARVALHO, Artemis B.; SILVA, Dakson K. O uso das TIC na educação: desafios e perspectivas para o professor. Anais...Colóquio “Educação e Contemporaneidade”, São Cristóvão-SE, 8, 2014.

HESSEL, Ana M. As TIC podem auxiliar na gestão da escola?: São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004.

LIBÂNEO, José C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

LIMA, Fabíola da C. Gestão escolar hoje: a cultura tecnológica no espaço escolar. Maranhão: Universidade Estadual do Maranhão, 2008.

PORTO, Tania M. As tecnologias de comunicação e informação na escola: relações possíveis... relações construídas. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, jan./abr. 2006.

REIS, Anderson A. As TICs como recursos complementares de ensino: a formação de professores frentes às novas tecnologias. Anais... Colóquio “Educação e Contemporaneidade”, São Cristóvão-SE, 8, 2014.

SALES, Karine M.; BARBOSA, Mônica de Gois Silva; SANTANA, Karine Gois da Paixão. Tecnologias e educação: desafios e possibilidades no espaço escolar. Anais... Colóquio “Educação e Contemporaneidade”, São Cristóvão-SE, 8, 2014.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; SIDERICOUDES, Odete. Potencializando o Uso de Tecnologias na Escola: O papel do gestor. In: ALMEIDA, Maria E.; ALONSO, M. Tecnologias na formação e na gestão escolar. São Paulo: Avercamp, 2007.

VALLIM, Celso; RUBIM, Lígia C. Articulação administrativa e pedagógica na gestão escolar com o uso de tecnologias. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcine de; ALONSO, Myrtes. Tecnologias na formação e na gestão escolar. São Paulo: Avercamp, 2007.

VIEIRA, Paula A. As TIC no apoio à gestão escolar e na interação com a comunidade: estudo de caso numa escola secundária. 2008. Dissertação (Mestrado em Comércio eletrônico e internet). Universidade Aberto: Lisboa, 2008.

Publicado

2019-08-31

Cómo citar

SILVA, Givanildo da; VIANA, Maria Aparecida Pereira. As tecnologias na educação: o papel da equipe gestora nas práticas pedagógicas. Dialogia, [S. l.], n. 32, p. 183–198, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N32.7484. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7484. Acesso em: 1 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.