Decifra-me ou devoro-te. uma reflexão sobre a percepção e instrumentalização das noções de texto e contexto no ensino de história e literatura.

Autores/as

  • Geraldo José Alves UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.821

Palabras clave:

ensino de História Social, hermenêutica, texto e contexto, escrita histórica.

Resumen

Este artigo discute alguns aspectos envolvidos na percepção e na instrumentalização dos conceitos de texto e contexto elaborados em cursos de ensino superior na área de ciências humanas e sociais. Verificando que estas percepções constituem formas estereotipadas, o texto procura revelar as manifestações práticas produzidas a partir das formulações específicas constituídas. Problematizando o tema, o artigo procura delinear os aspectos epistemológicos envolvidos na constituição do campo texto-leitor como produto das tensas relações sociais de produção de sentido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geraldo José Alves, UNINOVE, São Paulo

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo e professor do Departamento de Educação da Uninove.

Publicado

2008-03-27

Cómo citar

ALVES, Geraldo José. Decifra-me ou devoro-te. uma reflexão sobre a percepção e instrumentalização das noções de texto e contexto no ensino de história e literatura. Dialogia, [S. l.], v. 1, p. 55–64, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v1i0.821. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/821. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos