Dialogia vol. 1

(jan./dez. 2002)
Dossiê Temático: Formação de professores
Publicado: 01.12.2002

Apresentação

  • Apresentação

    Eduardo Santos
    01-06
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.814

Entrevista

  • Entrevista com Nelly Novaes Coelho

    Aida Rameza Ranania, Rita Couto
    08-20
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.816

Artigos

  • Metamorfoses da donzela-guerreira

    Walnice Nogueira Galvão
    21-26
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.817
  • Escola na contemporaneidade

    Célia Regina Teixeira Shimazu
    29-44
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.819
  • Quando a literatura encontra a antropologia: um passeio pelas ruas do Rio de Janeiro com Rubem Fonseca

    Fábio Franzini
    45-53
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.820
  • Decifra-me ou devoro-te. uma reflexão sobre a percepção e instrumentalização das noções de texto e contexto no ensino de história e literatura.

    Geraldo José Alves
    55-64
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.821
  • O Kardecismo em São Paulo

    Gérson Ribeiro
    65-76
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.822
  • Do poético-mítico ao poético-científico: a eterna busca de nossas origens

    Márcia do Carmo Felismino Fusaro
    77-82
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.823
  • Bakhtin: do palimpsesto1 ao hipertexto

    Nádia Conceição Lauriti
    83-106
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.824
  • Crescimento industrial e política econômica nos anos 1930/40

    Odair da Cruz Paiva
    107-118
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.825
  • A educação na pós-modernidade: uma abordagem filosófica

    Rogério Bianchi de Araújo
    119-126
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.826
  • Inteligências múltiplas e inteligência emocional: conceitos e discussões

    Ubiratan Silva Alves
    127-144
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.827

Resenhas

  • O contexto social da educação profissional de nível técnico

    José Roberto Mendes
    147-152
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.828
  • As cidades como protagonistas da literatura latino-americana

    Rita Couto
    153-156
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.829

Dossiê Temático: Educação e Linguagens

  • Da vocação sacerdotal à formação profissional: reflexões sobre as diretrizes curriculares para formação de professores da educação básica. o caso UNINOVE

    Alfredo Sérgio Ribas dos Santos, Maria Tereza Zéggio
    159-168
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.830
  • 40 anos de história: a trajetória da formação de professores de história para a escola básica

    Elaine Lourenço
    169-180
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.831
  • Diretrizes curriculares nacionais: como contemplá-las no curso de letras da UNINOVE

    Magali Rosa de San'tanna
    181-188
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.832
  • Deu-se à luz

    Maria das Graças Silva Andrade
    189-200
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.833
  • Diretrizes da licenciatura e suas implicações na formação dos profissionais em educação física

    Paulo César Esteves
    201-204
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.834
  • Formação de professores na Matemática

    Roberto Pepi Contieri
    205-210
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.835