Decifra-me ou devoro-te. uma reflexão sobre a percepção e instrumentalização das noções de texto e contexto no ensino de história e literatura.

Geraldo José Alves

Resumo


Este artigo discute alguns aspectos envolvidos na percepção e na instrumentalização dos conceitos de texto e contexto elaborados em cursos de ensino superior na área de ciências humanas e sociais. Verificando que estas percepções constituem formas estereotipadas, o texto procura revelar as manifestações práticas produzidas a partir das formulações específicas constituídas. Problematizando o tema, o artigo procura delinear os aspectos epistemológicos envolvidos na constituição do campo texto-leitor como produto das tensas relações sociais de produção de sentido.

Palavras-chave


ensino de História Social; hermenêutica; texto e contexto; escrita histórica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.821

Direitos autorais



Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Dialogia ©2020 Todos os direitos reservados.