Inteligências múltiplas e inteligência emocional: conceitos e discussões

Autores

  • Ubiratan Silva Alves UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.827

Palavras-chave:

inteligência, inteligências múltiplas, inteligência emocional, psicologia.

Resumo

Com base nas teorias apresentadas por Howard Gardner (Inteligências Múltiplas) e Daniel Goleman (Inteligência Emocional), relacionadas à inteligência humana, este artigo busca oferecer um aprofundamento teórico das principais discussões sobre essas teorias. Cada teoria é apresentada em dois tópicos: no primeiro, por meio de uma explanação conceitual, pode-se perceber como foram concebidas e elaboradas a partir de conceitos resgatados da Psicologia; no segundo, cada teoria será apresentada de acordo com a singularidade e especificidade, descritas de maneira peculiar, a partir da óptica de sua identificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ubiratan Silva Alves, UNINOVE, São Paulo

Licenciado pela Escola de Educação Física e Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo, com especialização em Educação Escolar pela UNICAMP e Professor do Departamento de Ciências da Saúde na UNINOVE

Downloads

Publicado

27.03.2008

Como Citar

ALVES, Ubiratan Silva. Inteligências múltiplas e inteligência emocional: conceitos e discussões. Dialogia, [S. l.], v. 1, p. 127–144, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v1i0.827. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/827. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos