Letramento: perspectivas e implicações para a educação

Autores/as

  • Eliana Vogel Jaeger FURB

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v2i0.840

Palabras clave:

cultura, letramento, escolarização.

Resumen

Pretende-se, com este artigo, fazer uma reflexão a respeito do letramento1com base em algumas concepções de letrados e supostamente iletrados, suas implicações ou perspectivas para a educação e como esses conceitos foram construídos ao longo do tempo. Constatando que o processo de letramento escolar, para boa parte dos educadores, ainda está ligado à alfabetização e ao ato de ensinar a ler e escrever, propõe-se uma análise das práticas letradas escolares como um tipo de prática social de letramento, centrada na função social de comunicação, como discurso em linguagem oral ou escrita que produz entendimento entre os envolvidos e não uma forma de imposição do saber, que negligencia elementos de saber adquiridos na construção do conhecimento.

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Biografía del autor/a

Eliana Vogel Jaeger, FURB

Mestre em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau – FURB

Publicado

2008-03-28

Cómo citar

JAEGER, Eliana Vogel. Letramento: perspectivas e implicações para a educação. Dialogia, [S. l.], v. 2, p. 33–40, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v2i0.840. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/840. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos