Psicanálise e educação: possibilidades de interlocução para a formação de professores

Autores/as

  • Patrícia Junqueira Grandino UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v3i0.862

Palabras clave:

Formação de professores. Psicanálise. Relação professor-aluno.

Resumen

O diálogo entre psicanálise e educação apresenta-se, em geral, polêmico e controvertido. Destacam-se, na bibliografia existente, as considerações sobre as distinções dos âmbitos de atuação e limitações epistemológicas. Entretanto, os questionamentos que a educação propõe à psicanálise, bem como os desafios que as questões educacionais apresentam à sociedade, mantêm abertas as possibilidades de interlocução. Pretendemos destacar as possibilidades de interlocução que o saber psicanalítico pode oferecer à formação de professores, enfatizando, nesse sentido, o lugar da dimensão relacional nas ações educativas e a potencialização dos sujeitos implicados no cotidiano educacional.

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Biografía del autor/a

Patrícia Junqueira Grandino, UNINOVE, São Paulo

Psicóloga – Instituto Metodista de Ensino Superior (atualmente UMESP); Doutora e Mestre em Educação – Faculdade de Educação, USP; Professora dos cursos de Pedagogia e Psicologia – UNINOVE.

Publicado

2008-03-31

Cómo citar

GRANDINO, Patrícia Junqueira. Psicanálise e educação: possibilidades de interlocução para a formação de professores. Dialogia, [S. l.], v. 3, p. 141–152, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v3i0.862. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/862. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e Linguagens