Educação em direitos humanos e multiculturalismo: políticas de gênero na educação superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.8750

Palabras clave:

Educação em Direitos Humanos. Gênero. Educação Superior.

Resumen

Este estudo discute as políticas públicas voltadas para a Educação em Direitos Humanos (EDH) e multiculturalismo, sobretudo a temática de gênero na Educação Superior. Trata-se de um estudo de caráter histórico, de abordagem qualitativa, apoiando-se em análises do discurso. A pesquisa contou como fonte principal, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Os resultados apontam que a EDH é via pela qual se torna possível reconhecer sua importância, na tentativa de ressignificar os espaços do ensino, da pesquisa e da extensão – a promoção e valorização dos direitos, devendo ser assumida pelas universidades, e, contudo, as questões de gênero, ainda assim, se apresentam como desafios e tensões quanto à aplicabilidade, uma vez que a tarefa das IES perpassa pelo compromisso ético e científico, vinculada a duas dimensões que são ao mesmo tempo, históricas e contemporâneas.

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Biografía del autor/a

Jemina de Araújo Moraes Andrade, Universidade Federal do Amapá

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amapá. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. Macapá - AP – Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0901-6837

Miquelly Pastana Tito Sanches, Universidade Federal do Amapá

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amapá. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES. Universidade Federal do Amapá. Macapá - AP – Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2170-5574

Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora Adjunto III da Universidade Federal do Amapá. Macapá - AP – Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6081-3319

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Publicado

2019-04-30

Cómo citar

ANDRADE, Jemina de Araújo Moraes; SANCHES, Miquelly Pastana Tito; SIMÕES, Helena Cristina Guimarães Queiroz. Educação em direitos humanos e multiculturalismo: políticas de gênero na educação superior. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 133–143, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.8750. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8750. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos